Peru

Redução da pobreza e da desigualdade nas famílias mais vulneráveis de Satipo, Mazamari, Pangoa e Rio Tambo

O projeto para a Promoção da cidadania digital em Satipo, Mazamari, San Martin de Pangoa e Río Tambo, está no último ano de atividade no Peru e os resultados da intervenção da Oikos estão à vista.

Entre mulheres e homens, já são 252 pessoas com conhecimentos (básicos, intermédios e avançados) em informática, já existem, pelo menos, três locais municipais operacionais, onde a população pode aceder às novas tecnologias de informação e comunicação. 

 

Atualmente e no que diz respeito aos funcionários dos serviços, 50% dos mesmos, incluindo funcionários dos municípios, têm capacidades de gestão e execução para planos de desenvolvimento. O equipamento técnico local é novo e duas organizações sociais foram reforçadas. Quanto à comunidade educativa, participou em várias ações de sensibilização e prevenção da toxicodependência, promovendo ao mesmo tempo estilos de vida saudáveis.

Uma das principais ideias deste projeto nas quatro regiões do Peru é a redução da pobreza e da desigualdade nas famílias mais vulneráveis de Satipo, Mazamari, Pangoa e Rio Tambo. Nesse sentido e fazendo frente a esses problemas, 90% da população desde mulheres a jovens e indígenas, envolvidos no projeto, vêem aos poucos as suas competências serem pró-ativas, no sentido de conseguirem realizar iniciativas na região. Também já são cerca de doze organizações locais que estão a beneficiar de um fundo e é nestas organizações que é fortalecida a gestão empresarial para o desenvolvimento, ao mesmo tempo que é um reforço para que as empresas sejam produtivas e sustentáveis, aumentando assim a participação das mesmas em processos de produção e inserção em novos mercados.