“É verdade mesmo? Há quanto tempo esperamos por um furo de água? Que alegria! Eu ainda não acredito… Finalmente temos água aqui perto! Se isto é verdade mesmo, é maravilhoso!”
Maravilhoso é poder sentir a alegria das comunidades e ouvir esta radionovela como música para os nossos ouvidos.
Não basta construir e reabilitar poços de água para garantir que a população de Mossuril e Ilha de Moçambique tenham um efetivo acesso à água. Se não for associado a um trabalho de sensibilização e mobilização da comunidade, esse acesso não é sustentável.
A comunidade precisa de sentir e assumir estas infraestruturas como realmente delas, cuidando-as e tratando-as como se fossem uma extensão da sua própria casa, garantindo então a sua boa conservação e funcionamento.
Assim, o envolvimento da comunidade na gestão e manutenção dos furos tem sido uma forte componente do trabalho que a Oikos e os seus parceiros têm feito nesta região.
Reconhecendo o papel desempenhado pelas rádios comunitários baseadas na comunidade, na mobilização e promoção de boas práticas, foi criada uma rádio novela com a difusão de mensagens sobre água e saneamento.
A produção da radionovela MAZI foi feita pela Associação LUARTE – Arte e Transformação Social, parceira da Oikos na implementação do projecto e a Rádio comunitária de Mossuril e aborda temas como a gestão, higiene, transparência, prestação de contas e sustentabilidade dos furos de água.
Foi produzida em língua portuguesa e makwa – a língua mais falada nas comunidades abrangidas.
O radio novela foi transmitida nas comunidades de Mugeia, Naguema, Nantoa, Ramuntho e Muacone (Mossuril) e Ampapa (Ilha de Moçambique) e é ouvida num raio de 80 km, chegando também aos distritos de Monapo, Nacala, Memba e Mogincual.