Estas serão as principais questões abordadas na Conferência das Gerações Futuras, realizada a 3 de Outubro. Pelo facto da Oikos acreditar que a UE tem um papel fundamental na representação dos direitos das Gerações Futuras, João José Fernandes – Diretor Executivo da Oikos – marcará a sua presença neste evento.
Com as alterações climáticas, a rápida transformação digital, a incerteza geopolítica e a destruição ambiental, o destino das Gerações Futuras é cada vez mais incerto.
O objetivo da conferência?
- Discutir de que forma as Gerações Futuras devem ser tidas em consideração nas tomadas de decisão europeias.
- Explorar quais as opções políticas para lidar com conflitos intergeracionais.
- Refletir se é legal e eticamente possível representar as Gerações Futuras no processo político sem a presença deles, e que novos métodos, leis e processos são necessários para abordar estas questões.
A conferência foi organizada pela JESC no âmbito da campanha da campanha Future Generations Initiative, e contará com a participação de investigadores, da sociedade civil e de diversos membros da UE.
A sessão plenária, a começar amanhã às 9h30, será transmitida online. Se pretender assistir, inscreva-se em https://www.eventbrite.be/e/future-generations-conference-tickets-905899167797