Este é um projeto de alto nível de compromisso com a sociedade civil que vai beneficiar jovens de pelo menos 10 organizações e produtores dos municípios de Buesaco, San Lorenzo, Taminango e Tumaco no Departamento de Nariño, onde existe uma população jovem em situação de pobreza, exclusão social, violação de direitos humanos e falta de acesso à educação especializada, falta de oportunidades sociais e de emprego, e outros problemas gerados pelo conflito armado.
A nossa equipa de trabalho na Colômbia já está reforçada e apesar dos constrangimentos devidos à COVID-19 estamos a preparar os alicerces do nosso projeto “Junt@s” e a fazer análise e seleção dos beneficiários.
A Oikos, com o apoio da União Europeia no âmbito do seu compromisso com a sociedade civil colombiana, a Cooperação Portuguesa e em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Local de Nariño, ADEL Nariño, está a implementar o projecto Junt@s com o qual irá “reforçar a participação dos jovens organizados nas suas comunidades através do aumento das iniciativas económicas e sociais legais”.
Cerca de 400 jovens de pelo menos 10 organizações e produtores dos municípios de Buesaco, San Lorenzo, Taminango e Tumaco no departamento de Nariño beneficiarão deste projecto.
Os jovens, que pertencem à população afro-colombiana, indígena e mestiça, reincorporada e migrante, entre os 17 e 30 anos de idade, vão receber formação técnica gratuita em programas de formação e coaching.
Projecto Junt@s
Este projecto teve início em Junho de 2020 e terminará em Maio de 2024 e é co-financiado pela União Europeia com uma contribuição total de 1.777.084 euros e pela Cooperação Portuguesa. É implementado pela ONG Oikos em conjunto com a ADEL Nariño.
“Estamos à procura de jovens homens e mulheres que tenham o interesse de continuar a crescer, de se organizar e de encontrar um futuro estável e emprego através das suas próprias organizações, sendo eles os empresários. A ideia é que os jovens não migrem de forma involuntária para as cidades em busca de emprego e de outras oportunidades, envelhecendo assim o campo. O projecto irá reforçar as empresas económicas que irão beneficiar os jovens, as suas famílias e comunidades.”
Fernando Varas Garcia, Coordenador do Projecto da Oikos na Colômbia.
O projeto Junt@s procura satisfazer as necessidades dos jovens organizados em associações e cooperativas para reforçar os processos de produção e a gestão sustentável das suas organizações. Além disso, desenvolverão empresas agrícolas e agro-industriais, acrescentando valor aos produtos locais e implementando estratégias de marketing e consolidando os produtos nos mercados locais, regionais e nacionais.
O coordenador de Junt@s assegura que este tipo de projecto é perfeitamente replicável noutros municípios e departamentos devido ao potencial para actividades turísticas e agrícolas na Colômbia.
Origem do projecto
O projecto Junt@s surgiu da experiência “Programa Crescendo Juntos” desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Local, ADEL Nariño, e baseia-se na Abordagem Baseada nos Direitos promovida pela União Europeia
Finalmente, com este projecto, a União Europeia demonstra o seu empenho e presença no departamento de Nariño e na Colômbia, com investimentos que permitem o reforço das Organizações da Sociedade Civil.
A equipa técnica do projecto Junt@s em diálogo com jovens mulheres de Tumaco durante a construção da linha de base e o processo de selecção das organizações beneficiárias.
Saiba mais…