El Salvador

Projeto concluído: foco no aumento da capacidade de preparação e resposta a desastres naturais

O Projeto “Integração de uma abordagem das bacias hidrográficas na informação, comunicação e sistema de resposta a catástrofes naturais no departamento de Ahuachapán, El Salvador”, foi implementado em 30 comunidades locais, provenientes de 12 municípios em áreas em risco do departamento de Ahuachapán, entre outubro de 2010 e fevereiro de 2012.

No seguimento de um projeto anterior, e com o objetivo de aumentar as capacidades de preparação de desastres entre as comunidades mais vulneráveis, foi criado um sistema de comunicação para situações de emergência, em que são ligadas 3 micro-regiões. Além disso, a população escolar também recebeu formações, e está preparada para agir em caso de catástrofe contribuindo assim para a preparação de catástrofes nas suas comunidades. Dentre os participantes nas formações, observou-se que mais da metade eram mulheres.

 

Para além das 30 comunidades beneficiárias, as Comissões Municipais de Defesa Civil conseguiram ainda dar formação a mais 24 novas comunidades. O compromisso assumido com a Defesa Civil foi o de preparar 2 comunidades em cada um dos 12 municípios que fazem parte das 3 microrregiões do departamento de Ahuachapán. Dessa forma, as atividades compreenderam um total de 54 comunidades e 12 escolas.

 

De modo a envolver também outros parceiros, durante a execução do projeto, foram elaborados planos de emergência para o setor da saúde, tendo sido promovida a integração das ECOS (Equipas Comunitárias de Saúde) nas linhas de ação do Ministério da Saúde dentro dos planos municipais de proteção civil. As equipas comunitárias de saúde são uma estrutura básica de saúde bastante importante, e são conhecidas como “Unidades de Saúde” que permitem a assistência aos pacientes e tratamento de doenças menos graves a nível municipal.

 

Foram ainda elaborados “Planos Municipais de Resposta a Catástrofes”, planos locais de “Emergência Sanitária” (um para cada município) e 13 planos de “Proteção Escolar”. Todos os planos foram desenvolvidos em conjunto com órgãos do governo, Direção Geral de Proteção Civil, Ministério da Saúde, da área de Ahuachapán e Ministério da Educação. Em relação aos planos de proteção para as escolas, tendo como base um plano inicial proposto pelo Ministério da Educação, foram feitas sugestões de atualização em conjunto com 13 escolas, nas quais participaram estudantes e professores.

 

Tendo como objetivo principal preparar e fortalecer comunidades vulneráveis a desastres naturais, este projeto vem na sequência de outras duas iniciativas anteriores realizadas no departamento de Ahuachapán.