As mulheres de comunidades beneficiárias do projecto de iniciativas locais de baixo custo para a produção sustentável de Aves Crioulas na Nicarágua mostram com orgulho resultados já alcançados.
Um projeto apenas pode alcançar resultados positivos se se contar com a motivação, a participação ativa e o entusiasmo dos seus beneficiários.
As comunidades Rinconada 1 e 2 do município de La Concordia estão localizadas numa zona de ” corredor seco” da Nicarágua, onde a comida é escassa. Embora as famílias vivam com um elevado índice de pobreza, este projecto é um dos primeiros que alcança esta região, por ser uma zona remota e isolada. Há uma necessidade enorme, mas também uma tremenda vontade de trabalhar. Os directores da Oikos – Ricardo Domingos, director de projectos e Rafael Drummond, director financeiro – puderam comprovar isto mesmo, durante uma visita de terreno recente.
Já era tarde quando chegámos às comunidades e começou a chover, mas ainda assim as mulheres da comunidade receberam-nos de braços abertos. Estas mulheres não são vítimas, são mulheres fortes, com esperanças e sonhos, trabalhando arduamente para as suas famílias. E não são tímidas a mostrá-lo! Segurando os directores da Oikos pelo braço, mostraram com orgulho as novas capoeiras que construíram utilizando recursos locais e recursos doados pelo projeto. Explicaram claramente como melhoraram a gestão das suas galinhas desde que receberam formação e de como a partilha e o trabalho em equipa tem contribuído para o bem de todas as famílias. Falaram ainda sobre os seus planos e esperanças.
Mas ninguém o expressou melhor ou com mais convicção do que a doña Jacinta: “Eu cuido das minhas galinhas, porque as minhas galinhas cuidam da minha família!”