Notícias

Problemáticas relacionadas com a (des)igualdade de género e de oportunidades das mulheres em São Tomé e Príncipe fizeram um novo projeto nascer 

Existe no país uma acentuada desigualdade de género e diversas barreiras no acesso das mulheres à educação, bens, serviços, representação política e em espaços de tomadas de decisão. Existe também uma fraca capacidade de intervenção e de incidência política das Organizações de mulheres: estas vêm conquistando espaços de expressão e participação, mas necessitam de ampliar a sua base organizacional e as suas capacidades.

Pretendemos desenvolver a capacidade de intervenção de organizações de mulheres, a nível nacional e comunitário, como forma de reforçar a sua influência no desenvolvimento socioeconómico, ambiental e na promoção da igualdade de género.

Neste sentido, têm decorrido as primeiras reuniões com mulheres das várias organizações parceiras, para que expressem as maiores necessidades e definam os primeiros passos! Esta fase será seguida por uma nova etapa de capacitação das organizações para que estas consigam melhorar o seu trabalho diário de representação e defesa dos interesses das mulheres.

O projeto ”Fortalecimento das OSC de mulheres emSTP para promover uma governação inclusiva e participativa” é executado pela Oikos em parceira com a AMEPSTP e com apoio da Mama Catxina, SOS Mulher STP, Plaraforma para Direitos Humanos e Equidade de Género e Associação São Tomense de Mulheres Juristas. O projeto é financiado pela European Commission.