Notícias

Oikos entidade acreditada para a prestação de serviços no âmbito da Internacionalização – Portugal 2020

mapa-exportacoes-alimentares Oikos

Conhecemos o mercado como ninguém, por isso somos o seu parceiro ideal!

A Oikos (www.oikos.pt) acaba de integrar a bolsa de entidades acreditadas para a prestação de serviços no âmbito do Vale Internacionalização, do Portugal 2020. A Oikos vai aplicar o seu reconhecido know-how em matéria de criação novas de cadeias de valor e expansão de negócios, para apoiar empresas (PME) no contexto de internacionalização, estando já a decorrer o concurso para a candidatura de empresas.

Na prática, a prestação de serviços da Oikos na área de internacionalização visa apoiar as PME na prospeção dos mercados externos, na consequente definição da estratégia de internacionalização e na concretização efetiva dessa estratégia. A Oikos, presente há mais de 25 anos em vários países do mundo para onde muitas PME Portuguesas pretendem internacionalizar-se, tem um profundo conhecimento das realidades desses países, grande proximidade com as comunidades e autoridades locais, vasta experiência em desenvolvimento de projetos sociais e empresariais, sendo por isso o parceiro ideal para potenciar os impactos sociais e ambientais positivos do investimento na internacionalização e para prevenir, gerir e mitigar os impactos sociais e ambientais negativos do investimento.

Antes de beneficiar dos serviços de consultoria e parceria da Oikos, os empresários devem apresentar uma candidatura ao concurso aos Vales de Internacionalização no Balcão Portugal 2020 (https://www.poci-compete2020.pt/concursos/detalhe/VALE_Internacionalizacao). Trata-se de uma oportunidade aberta às pequenas e médias empresas provenientes de todas as regiões do continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve). Para aceder aos serviços da Oikos, os empresários devem contactar o endereço “pedro.krupenski@oikos.pt” ou “miguel.gama@oikos.pt“.

 

Tipologia das operações e modalidade de candidatura (COMPETE 2020)

São suscetíveis de apoio os projetos individuais que visem a aquisição de serviços de consultoria na área de prospeção de mercado.

Enquadram-se nestas ações de prospeção e captação de novos clientes em mercados externos os seguintes serviços:

a) Estudos de caraterização dos mercados, aquisição de informação e consultoria específica – (subalínea v) da alínea c) do n.º 1 do artigo 51.º do RECI) (RECI – Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização);

b) Deslocações, alojamento, aluguer de espaços e equipamentos, decoração de espaços promocionais e serviços de tradução, associadas a ações de prospeção realizadas em mercados externos – (subalínea i) da alínea c) do n.º 1 do artigo 51.º do RECI).

 

Natureza dos beneficiários

Os beneficiários dos apoios previstos no presente de concurso são empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que cumpram com os critérios de acesso e de elegibilidade fixados no aviso de concurso.

 

Forma e limites dos apoios

Os apoios a conceder no âmbito do Aviso revestem a forma de incentivo não reembolsável, limitando-se o máximo de despesa elegível a 20 mil euros, nos termos do n.º 3 do 49.º do RECI.

 

Taxas de financiamento das despesas elegíveis

Tendo em consideração o previsto no n.º 2 do artigo 50.º do RECI, os incentivos a conceder no âmbito do Vale de Internacionalização são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa de 75%.

 

Fases para apresentação de candidaturas

Consultar detalhes 

Segundo a Estratégia de Internacionalização Agroalimentar, o número de mercados para exportação de produtos Agroalimentares abertos aumentou para de 36 em 2011 para 75 em 2015 em linha com o número de produtos certificados para exportação. Isto porque a economia agrícola portuguesa conseguiu grandes aumentos de exportação, tanto para mercados tradicionais, como para mercados emergentes, acima da média das exportações e do seu crescimento.

A Oikos está presente em vários países com listados como mercados emergentes, como é o caso do Peru, Cuba, Moçambique. Está igualmente presente em Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Honduras e São Tomé e Príncipe.

 

mapa-exportacoes-alimentares Oikos