Marcelo Rebelo de Sousa iniciou no dia 26 de Outubro uma visita de Estado inédita a Cuba, a convite a Raúl Castro. O líder histórico cubano, Fidel Castro, agradeceu ao Presidente português a oposição de Portugal ao embargo económico a Cuba. A representante da Oikos em Cuba, Sandra Lopes, participou nos actos diplomáticos da visita do nosso Presidente da República, enquanto representante da única ONGD portuguesa presente no país. Um momento que ficará para a história!
De acordo com uma nota oficial cubana, o encontro decorreu em “ambiente de cordialidade”. Marcelo Rebelo de Sousa e Raúl Castro “dialogaram sobre o bom estado das relações bilaterais e ratificaram a vontade de ampliar as ligações” económicas, comerciais e de cooperação.
Além da componente institucional, esta visita teve também uma vertente cultural e deu especial atenção às relações económicas.
Podemos ver neste vídeo uma reportagem onde Marcelo Rebelo de Sousa visita a FAC: Fábrica de Arte Cubano (onde está inserida a delegação da Oikos em Cuba), em que Sandra Lopes – representante da nossa ONGD neste país – participou do seu caloroso acolhimento.
Parte da delegação portuguesa, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, visitou um dos projetos da Oikos no país que pretende fomentar o ensino do património musical como vetor de mudança.
A visita decorreu num dos workshops de Lutheria, onde se fomenta o ofício de construção, reparação e afinação de instrumentos musicais em função do ensino artístico e a difusão do património histórico musical cubano.
Estiveram também presentes o Embaixador e Embaixatriz de Portugal em Cuba – Luís Ramos e Cristina Ramos -; funcionários da Embaixada de Portugal em Cuba; a Diretora do Gabinete de Cooperação da Oficina del Historiador de la Ciudad – Nelys Garcia; especialistas do Gabinete Esteban Salas de Patrimonio Musical del Colegio Universitario de San Geronimo Director y Luthier; o Mestre de Lutheria – Andres – e estudantes de Lutheria.