O Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens e o Montepio realizam a 2ª Edição do Prémio “Os Direitos da Criança em Notícia”, convidando os profissionais e estudantes finalistas da Comunicação Social portuguesa a participarem. O prazo de apresentação e envio de candidaturas dos trabalhos jornalísticos foi alargado até ao dia 25 de abril.
O prémio pretende reconhecer e premiar o trabalho jornalístico que, em crónicas, reportagens ou entrevistas, nas áreas da Imprensa, Rádio e Televisão, tenham em conta a promoção e divulgação dos Direitos das Crianças. A abordagem deverá ser crítica, pluralista e inclusiva, sem suportar riscos para as crianças no presente e no futuro. Aos autores dos trabalhos premiados é atribuído um prémio pecuniário, patrocinado pelo Montepio, de 6.000 euros, repartido equitativamente pelas três categorias.
Este ano, ciente de que o conhecimento dos Direitos das Crianças e dos Jovens, assim como, a sua relevância na produção jornalística deve ser incentivado na fase de formação académica, foi criado um Projecto-piloto entre o Fórum sobre os Direitos da Criança e a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. Neste âmbito, será também atribuída uma menção honrosa, nomeada de “Futuro Jornalista”, que tem como finalidade premiar uma crónica, reportagem ou entrevista inédita elaborada por um(a) finalista do curso de Comunicação Social. O trabalho do(a) aluno(a) distinguido com a Menção Honrosa será publicado on-line no Jornal Expresso.
Em Portugal, as últimas décadas representaram um grande avanço em termos de protecção e promoção dos Direitos das Crianças, multiplicando-se os casos de sucesso e boas práticas. No entanto, ainda subsistem grandes desafios relativamente: (i) aos direitos de provisão: as desigualdades sociais, o nível elevado de pobreza infantil; (ii) aos direitos de protecção: a dificuldade em serem protegidas na sua identidade e integridade; e (iii) aos direitos de participação: o reconhecimento pleno da criança como sujeito de direitos, a garantia de que a sua opinião seja considerada e a sua participação respeitada.
O trabalho jornalístico, enquanto fonte de informação e de estimulação de debate, assume-se, por isso, como crucial para que seja dada a conhecer a situação dos Direitos da Criança em Portugal, contribuindo para a sua valorização na Sociedade em geral, e junto do profissionais da Comunicação Social.
“O trabalho de investigação e sensibilização social dos comunicadores é crucial para dar a conhecer a situação das crianças e o nível de respeito pelos seus direitos, bem como para exigir soluções para os problemas e promover e obter o compromisso de outros sectores da sociedade nesse empenho.” (in Convocatória para os Prémios Ibero-americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância e Adolescência – UNICEF-EFE 2002/3).
A Cerimónia de entrega do Prémio terá lugar no dia 1 de Junho de 2013, Dia da Criança e do 2º aniversário do Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens.
Neste sentido, a Oikos enquanto membro fundador do Fórum Sobre os Direitos das Crianças, convida os profissionais e estudantes finalistas da Comunicação Social portuguesa a se candidatarem, através do formulário de inscrição disponibilizado abaixo.
Consulte o Formulário de Candidatura para Profissionais e o Formulário de Candidatura para Alunos.
Consulte aqui, também, o convite, o regulamento e a contextualização do concurso.