Smartfarmer Projeto Piloto – Baixo Alentejo
Pretendemos gerar valor económico e impacto social junto de agricultores nacionais, especialmente os de pequena agricultura e agricultura familiar.
No Baixo Alentejo, pretendeu-se divulgar o projeto, angariar e formar utilizadores, em particular de produtores e consumidores, incluindo restauração coletiva (social, pública e canal HoReCa) tendo sempre presente o objetivo de integrar o SmartFarmer na cadeia de valor agroalimentar local.
O parceiro local desta iniciativa, dado o vasto território de ação, uma vez que se tratam de concelhos descentralizados no baixo Alentejo, estipulou uma intervenção focada por concelho. Além do acompanhamento telefónico às entidades de restauração, a ADPM concretizou uma sessão pública em Mértola, na sua sede, contemplando produtores e consumidores coletivos. Organizaram-se ainda sessões descentralizadas, de forma a organizar a produção da região e potenciar o consumo agregado, quer na região quer noutras regiões onde o SmartFarmer atua.
O SmartFarmer tem como objetivo principal gerar valor económico e impacto social junto dos pequenos agricultores. Como negócio social, visa uma correlação positiva entre o lucro e o impacto: quanto mais transações se efetuarem através do Portal SmartFarmer, maior será o acréscimo de rendimento dos produtores e a coesão entre estes e os seus consumidores.