Smartfarmer Projeto Piloto – Lezíria do Tejo
Pretendemos gerar valor económico e impacto social junto de agricultores nacionais, especialmente os de pequena agricultura e agricultura familiar.
Procurámos essencialmente disseminar, consolidar e fazer crescer o SmartFarmer, provando o conceito e criando tração na Lezíria do Tejo e que para efeitos do Portugal 2020 é considerada Alentejo (NUT III). A zona da Grande Lisboa foi incluída não como região elegível para esta iniciativa, mas como necessária para o sucesso da iniciativa porquanto nesta região se encontra concentrado um elevado número de consumidores.
Assim, com esta iniciativa iniciou-se um diagnóstico dos territórios da Lezíria do Tejo em termos agrícolas e demográficos. De seguida, iniciou-se o acompanhamento aos produtores desta região, de forma a mostrar o conceito de CCA, bem como utilizarem os canais e as ferramentas necessárias para que, que possam aceder em igualdade de circunstâncias ao mercado, e finalmente deu-se início ao contacto com potenciais consumidores agregados da região, nomeadamente Instituições Privadas de Solidariedade Social.
Também se iniciaram as alterações de fundo na plataforma www.smartfarmer.pt para melhorar a facilidade de acesso na ótica do utilizador.
Localidade: Lezíria do Tejo
Quando: 2018-2019
Orçamento: 88 248 €
Beneficiários: 560 pessoas