Moçambique

Portugal, São Tomé, Cabo Verde e Moçambique apresentam parcerias na COP21

Artigo publicado em Ambiente Magazine 

 

Portugal, São Tomé, Cabo Verde e Moçambique apresentam parcerias na COP21


Esta quarta-feira foram apresentados na Cimeira do Clima (COP21), em Paris, três projetos portugueses, executados em São Tomé, Cabo Verde e Moçambique sobre mitigação e adaptação às alterações climáticas que estão em curso. Os projetos EBAC (Estratégias de Baixo Carbono), IAC (Integração da Adaptação na Cooperação) e PACA (Planos de Ação Comunitários de Adaptação), três projetos desenvolvidos com o apoio da Cooperação Portuguesa e financiados pelo Fundo Português de Carbono.

 

O PACA, o projeto sobre Planos de Ação Comunitária, foi apresentado por Rosália Pedro, Técnica na Direção Nacional para o Ambiente, é um programa que “traz como vantagem o empoderamento das comunidades para que elas se tornem mais resilientes às mudanças climáticas”, acrescenta ainda que “esperamos que o projeto seja expandido para outras localidades no país.” Neste projeto a Oikos está envolvida na facilitação dos processos comunitários e no acompanhamento da implementação dos PACA.

 

Carlos Moniz, Diretor de Estudos, Análises e Precisões do Instituo Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde, apresentou o projeto EBAC (Estratégias de Baixo Caborno), mas também sublinhou outro projeto desenvolvido em Cabo Verde, o IAC. Estes dois projetos são “uma ‘mais-valia’ para que Cabo Verde tenha quadros formados capazes de elaborar os “próprios inventários de gases de efeitos de estufa” e elaborar os “próprios projetos de adaptação e mitigação às mudanças climáticas”, disse Carlos Moniz.

 

A Oikos participa neste projeto dando em formação nos três países onde o projeto é executado, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe para além de ser totalmente responsável pela criação e desenvolvimento do módulo “AVOA – Avaliação da Viabilidade de Opções de Adaptação”.

 

Consulte o pdf da notícia aqui