Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar!
Um conjunto muito amplo de organizações da Sociedade Civil formou a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) para concertarem esforços para o acolhimento e integração dos refugiados que Portugal irá receber. A Oikos é um dos membros fundadores desta plataforma.
Sendo a acção humanitária um dos vectores essenciais da missão da Oikos, com trabalho realizado com refugiados e deslocados internos em três continentes, não poderíamos deixar de colaborar agindo no nosso país.
Desde o final da década de 1990 que a Oikos trabalha na educação para Interculturalidade (sobretudo em contexto escolar) e na defesa de políticas de integração de migrantes na Europa, tendo também vasta experiência no combate ao Tráfico de Seres Humanos e às novas formas de exploração laboral, por isso queremos dar o nosso contributo na Sensibilização da Opinião Pública e Advocacia social (por exemplo co-organizando e promovendo campanhas de sensibilização junto dos media, da comunidade escolar, dos decisores políticos e da população em geral).
Desta forma, no âmbito dos Grupos de Trabalho criados na PAR a Oikos trabalhará essencialmente nas áreas da Formação – Produção de materiais de apoio e Advocacy – Direitos Humanos dos refugiados.
Iremos aproveitar a nossa experiência em educação para a interculturalidade para ajudar na formação e criação de materiais que favoreçam a integração e o acolhimento a ser usados quer por organizações de acolhimento, quer pelos próprios refugiados quer pelo público em geral. Queremos apostar na escola como agente de mudança junto não só da comunidade escolar e dos alunos mas também das suas famílias.
Também tiraremos proveito da nossa experiência em advocacy e influência política para sensibilização da opinião pública para um acolhimento favorável, procurando desmontar mitos e procuraremos influenciar os decisores políticos para que criem um ambiente e um regime de acolhimento favorável.
A Oikos pretende ainda ser útil no apoio aos apoiantes, disponibilizando informação de orientação legal e administrativa, apoiando na recolha de fundos e acesso à habitação e empregos, entre outros.
Para já, importa que todos nós estejamos recetivos a quem está prestes a chegar ao nosso país com o coração carregado de esperança. Que saibamos ser o abraço que gostaríamos de receber, se estivéssemos no seu lugar.
Para ajudar desde já, informe-se aqui.
Se pretender fazer um donativo para o terreno, pode fazê-lo através deste NIB cujo valor reverte para duas instituições credíveis com operações no local: Cáritas Médio Oriente e do JRS no Médio Oriente e Norte de África no apoio a refugiados e deslocados internos. Esta conta bancária foi criada para um apoio direto e é de gestão transparente, auditada pela EY Portugal.
©Todas as fotos da campanha são cedidas pela UNICEF