Moçambique

Pescadores do conselho de Mossuril, Moçambique, têm agora sede segura e embarcação motorizada

WhatsApp Image 2021-03-18 at 12.05.02

 

É a primeira vez que este distrito tem uma sede para os pescadores do Conselho, criado em 2002 e desde então sem um espaço fixo para reunião e debate!

 

No âmbito dos trabalhos realizados com os Conselhos Comunitários de Pesca do distrito de Mossuril para a gestão de recursos pesqueiros e da biodiversidade marinha, foi identificada a necessidade de existirem meios mínimos para realização das tarefas que estão sob a sua responsabilidade.

Assim, a Oikos com apoio de membros do Conselho Comunitário de Mossuril, apoiou na edificação de uma sede de forma a criar condições para os trabalhos administrativos e de gestão, de legalização de artes de pesca e pescadores e principalmente para que se possam realizar encontros de pescadores que permitam debater as questões pesqueiras relevantes para a vida dos pescadores e demais interessados ou envolvidos com o sector no distrito.

 

Este é um espaço aberto que vai servir os pescadores para sensibilização e trabalho conjunto na melhoria da fiscalização da atividade pesqueira. Será uma mais valia para a sustentabilidade do setor pesqueiro e proteção dos recursos naturais para benefício das comunidades desta região.

 

A construção foi feita em “pau-a-pique”, onde as paredes são feitas num “emaralhado” de bambu cheios com pedra local, foi realizada com o apoio de técnicos da Oikos especializados em construções resilientes que estão também a construir escolas na província de Nampula. A técnica utilizada é um misto de construção tradicional e convencional, permitindo garantir o melhor da construção tradicional com pequenas melhorias que permitem maior resistência e durabilidade aos edifícios.

 

Para além da sede a Oikos e o seu parceiro técnico Blue Venture Conservation entregaram uma embarcação motorizada para apoiar os pescadores. Será usada nas diversas como fiscalização, sensibilização, manutenção das marcações em áreas de veda parcial, entre outras. Ultrapassa-se desta forma uma lacuna identificada visto que diversas operações exigem a capacidade de empreender atividades no mar que eram impossíveis de realizar até este momento.

 

A embarcação fica entregue para uso do Conselho Comunitário de Pesca de Mossuril e semestralmente será avaliado se o Centro está a realizar um bom uso do barco, garantindo a manutenção adequada e uso apropriado da embarcação.

 

A Presidente do Conselho Comunitário de Pesca de Mossuril, Fátima dos Anjos, revelou que este dia foi um dia muito especial e que irão tudo fazer em prol da defesa dos recursos marinhos das comunidades pesqueiras que se encontram empobrecidos em função do uso de artes nocivas de pesca e da sobrepesca realizada na região.

Este apoio surge no âmbito do projecto Okhapelela pela conservação de recursos naturais, implementado pela Oikos em parceria com a Luarte- Arte e Cidadania e Blue Ventures e com o financiamento da União Europeia e Camões,I.P.

 

Ver Vídeo

 

 

 

 

WhatsApp Image 2021-03-18 at 12.05.02

 

WhatsApp Image 2021-03-18 at 11.34.40

 

WhatsApp Image 2021-03-18 at 07.54.53