Programa de desenvolvimento integral para uma comunidade imigrante interna: Casario de Sta. Clara
Pretendemos melhorar a qualidade de vida das populações de Santa Clara, combatendo a alta taxa de morbilidade e mortalidade geral e materno-infantil, apostando na revisão do nível de ensino e no aumento da rentabilidade dos produtos agropecuários.
A maioria da população desta comunidade migrou em 1995 de zonas montanhosas para esta zona costeira em busca de melhores condições de vida. No entanto, a carência ao nível de serviços básicos e a escassez de recursos hídricos dificultaram o seu crescimento e desenvolvimento humano.
Este projeto de desenvolvimento foi estruturado em três grandes pilares: Agropecuária-Ambiente; Saúde e Educação, e teve como propósito melhorar as condições de vida da população de Santa Clara, um dos bairros mais pobres do Distrito de Pítipo. As famílias melhoraram substancialmente as suas condições económicas e têm agora acesso adequado e de qualidade a saúde e educação. Conseguiu-se também melhorar a nutrição e segurança alimentar das famílias, quer com uma produção agro-pecuária adequada, quer com uma boa gestão dos recursos hídricos. A proteção do meio ambiente, preservação do ecossistema e reflorestação foram igualmente pontos fulcrais neste projecto. Ao nível da saúde, foi construído um posto de saúde e foi fortalecida a rede de agentes de saúde existente na comunidade. Finalmente, ao nível da educação, foi efetuada uma total remodelação e expansão substancial nas infra-estruturas da escola primária da comunidade. As novas salas de aulas possibilitaram também a alfabetização de adultos, inclusive de pessoas de terceira idade.
Localidade: Pitipo
Quando: 2008-2010
Financiamento: 779 621€
Beneficiários: 2 063 pessoas