Notícias

Encerramento do projeto “Indústrias Criativas”

Em Cuba, desde 2019 que a Oikos contribui ativamente para o fenómeno da recuperação de bairros marginais em áreas economicamente deprimidas através do projeto “Indústrias Criativas”.

Ao longo destes anos procurámos contribuir para a dinamização da vida cultural de Camagüey, tendo sido este mês o palco para a Feira «#ArtePlazaCultura para crescer» como parte da celebração do aniversário 510 da cidade e da jornada de encerramento do projeto das #IndústriasCriativas, onde artistas e empresários locais promoveram os seus produtos e serviços culturais e criativos.

Foram dias intensos, com workshops de encerramento onde foram expostos os principais resultados do projeto, onde coordenadores, atores culturais e empresários beneficiados comentaram suas experiências, e onde, em conjunto, se refletiu sobre os desafios que ainda permanecem para assegurar a sustentabilidade do que foi alcançado e a sua evolução futura. Durante o segundo dia do evento, meninas e meninos da cidade protagonizaram uma pintura com o artista plástico Nelson Ponce e foi realizado um evento de arte culinária.

Com estes e muitos outros momentos dá-se por concluído o projeto que procurou, desde o seu começo, fortalecer a capacidade dos agentes culturais, económicos e da população local para uma gestão inclusiva e articulada de cinco indústrias criativas nos espaços públicos fundamentais do centro histórico de Camagüey.

O projeto Arte Plaza foi financiado pela European Commission e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e a sua execução foi assegurada pela CARE, Oikos e pelo Gabinete do Historiador da cidade de Camagüey.