Nicarágua

Passagem de conhecimento em cadeia triplica impacto de projecto de segurança alimentar

O projeto de criação de aves criolas, a decorrer na Nicarágua, está no seu último ano de atividade e os bons resultados estão à vista! As mulheres beneficiárias estão a terminar as formações “Escolas de Campo” e as suas galinhas estão muito bonitas e produtivas. Todas as mulheres concordam: agora têm ovos suficientes para alimentar as suas famílias.

Uma das principais ideias do projeto é beneficiar o maior número de famílias possível. Isso está a ser conseguido através da metodologia “passe de cadena”, ou seja, “passe em cadeia”. De acordo com esta metodologia, as 1.000 mulheres que receberam as aves e formação tornam-se elas próprias em doadoras de galinhas e formadoras para outras mulheres. Ou seja, cada uma delas partilha com outras três mulheres tudo o que aprendeu nas Escolas de Campo e oferece-lhes cinco pintainhos, crias das próprias galinhas doadas pelo projeto. Desta forma, cerca de 4.000 famílias estão a melhorar a situação das suas famílias e a sua segurança alimentar.

 

Atualmente, a maioria das 3.000 mulheres já receberam os seus pintainhos, bem como materiais cedidos pelo projeto como zinco e malha, para construírem o seu próprio galinheiro.

 

Nas palavras de doña Elena: “Ovinhos para o café da manhã e carne para a sopa de frango do jantar!”.

 

Mais que um bom motivo para comemorar com elas e com as duas famílias, com teatro jovem, palestras, música, jogos e muito mais!

 

 

 

 

Ver mais fotos.