Institucionais

Partilha de atitudes verdes surpreende pela positiva

Comunicado de Imprensa Oikos
29/05/2013

 

 

Partilha de atitudes verdes surpreende pela positiva

 

O Dia Mundial do Ambiente está mesmo à porta. Dia 5 de Junho. Até lá, a Oikos quis saber que atitudes verdes os portugueses implementam no seu dia-a-dia, propondo que as partilhem em evento criado para o efeito no Facebook. O resultado surpreende pela positiva. Desde a reciclagem até à compostagem doméstica e hortas caseiras, muitas são as (boas) ideias que têm surgido. Afinal… “ser verde” não é assim tão difícil poupando o ambiente e euros ao final do mês.

 

Proteger o ambiente é, cada vez mais, um assunto que diz respeito a todos. Por isso, fazendo a contagem decrescente para o dia mundial do ambiente, a Oikos sugeriu que durante 25 dias as pessoas publicassem no Facebook, em evento criado para o efeito, as atitudes verdes que têm no seu dia-a-dia.

 

Diversas pessoas têm participado e afinal já há tantas boas práticas, desde as mais simples a outras mais complexas. Alguns exemplos? Para além da mais comum mas tão necessária separação selectiva de lixo, muitas pessoas referem algumas práticas um pouco mais trabalhosas, como fazer compostagem doméstica. A poupança e reutilização de água em casa é das práticas mais referidas, bem como evitar aparelhos em stand-by ou preferência por materiais reciclados.

 

Outras ideias? Utilizar produtos de limpeza e ambientadores caseiros, aproveitar água da cozedura de legumes para chá, criar hortas de sobrevivência domésticas, deixar de passar a ferro.

 

Muitas das atitudes para proteger o ambiente protegem também a carteira, resultando numa poupança efectiva ao final do mês. Esta é mais uma boa motivação para quem pretenda ser mais ecológico.

 

A Oikos acredita que estas partilhas podem servir de inspiração para a mudança de comportamento e que fazer a diferença está ao alcance e é um assunto de tod@s!

 

A protecção ambiental é uma temática de trabalho da Oikos, que há 25 anos actua em diferentes países assumindo nos seus projectos um comprometimento com o desenvolvimento sustentável, procurando que se dê tanto valor às pessoas e ao ambiente quanto se dá à economia!

 

Todas as atitudes verdes podem ser partilhadas e consultadas em www.facebook.com/oikos.cd.

 

Visitar o evento “25 Dias Verdes”.

  

Contato para mais informações:

Marisa David – Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt

Rua Visconde Moreira de Rey, 37
Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635

 

Sobre a Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), que completa 25 anos em 2013, tendo sido constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, o trabalho da Oikos estende-se atualmente por Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.