Versión completa en español
Com o objetivo de conhecer as capacidades internas e externas de Associações Juvenis com as quais trabalhamos na Colômbia através do projeto Junt@s, foi aplicado em 12 Associações o Índice de Capacidade Organizacional (ICO).
Os resultados foram partilhados num evento com grande participação e interesse das Associações, onde os jovens reconheceram a importância desta ferramenta e propuseram alternativas de solução permitindo construir planos de ação fundamentais para o seu fortalecimento.
As conclusões obtidas permitiram conhecer o estado de cada organização nos seguintes aspetos-chave:
Âmbito interno: identificação, associativismo, liderança, recursos, capacidade financeira e contabilidade, planeamento estratégico, comunicação.
Âmbito externo: parcerias, contratos e acordos comerciais, prestação de contas, relacionamento com outras organizações, direitos humanos e segurança.
Os promotores sociais, em conjunto com os jovens representantes que participaram do evento, vãos replicar as aprendizagens com os restantes parceiros de cada organização.
A equipa do nosso projeto Junt@s construirá os planos de ação mais pertinentes para fortalecer os processos e no final da intervenção será feita uma avaliação onde serão evidenciados os resultados e avanços obtidos nas Associações Juvenis.