Institucionais

Oikos volta a desafiar Portugueses a correr a favor da Economia Local e contra o Desperdício Alimentar

Comunicado de Imprensa Oikos
12/01/2015

 

2ª edição Oikos Desafio 100 – 18 e 19 de Abril de 2015


Oikos volta a desafiar Portugueses a correr a favor da Economia Local e contra o Desperdício Alimentar

 

A Oikos em Portugal anuncia a segunda edição do Oikos Desafio 100, a decorrer nos dias 18 e 19 de Abril de 2015, uma corrida entre a Lourinhã e o Estádio do Jamor que totaliza 100km. Os fundos angariados revertem a favor da criação de uma plataforma online que pretende reduzir o desperdício das 332.000 toneladas anuais de alimentos na produção nacional. 

 

As inscrições encontram-se desde já abertas em www.oikosdesafio100.pt com um valor de 25€ por pessoa.

 

O Desafio Físico


Os participantes podem percorrer os 100kms, divididos pelos dois dias de prova, de 3 diferentes formas:
» Uma equipa de 4 atletas em regime de estafeta em que cada participante faz 25km;
» Uma equipa de 8 atletas em regime de estafeta em que cada participante faz 12,5km;
» Individualmente, percorrendo a totalidade dos 100km ou, para os menos aventureiros mas que não querem deixar de contribuir, apenas os primeiros 12,5km.Todos quantos queiram correr em equipa mas que não tenham ainda o número de participantes necessário deverão inscrever-se na mesma, ficando a Oikos responsável por completar estas equipas desde que existam outros participantes na mesma situação.

Recomenda-se ainda sempre a existência de um carro de apoio, cuja inscrição está já incluída no valor individual.

 

O Desafio Solidário


Para além do desafio físico, o desafio solidário procura mobilizar os participantes, e a população em geral, para a angariação de fundos para a construção da plataforma digital que constitua um mercado eletrónico de proximidade para produtos hortofrutícolas.

 

Anualmente há cerca de 166.000 toneladas destes produtos, que todos os anos, em Portugal não chegam sequer a entrar na cadeira de distribuição, podendo desta forma ser comercializados directamente por pequenos produtores e comerciantes.

 

Querendo, desta forma, facilitar a produção e a comercialização a preço justo, encaminhando os excedentes para instituições de solidariedade. Para além da redução do desperdício num país com sensivelmente 300 mil pessoas que passam fome, favorece-se as economias locais.

 

Neste sentido, para além do valor de inscrição, todos os participantes serão desafiados a realizar provas paralelas que acontecerão até ao dia da corrida com o objectivo de angariar mais fundos para esta causa. A participação é facultativa e não tem impacto na corrida.

 

Vem aí a corrida dos Grandes!


Contato para mais informações:

Marisa David – Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37
Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635

 

Neusa Almeida – Hill + Knowlton Strategies Portugal
neusa.almeida@hkstrategies.com
Tel. +351 919786713
www.hkstrategies.pt


Sobre a Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), com mais de 25 anos de trabalho, tendo sido constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, o trabalho da Oikos estende-se atualmente por Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.