Noticias de Eventos

Oikos em Conferência Internacional: O Crescimento Económico é Suficiente para Reduzir a Pobreza em África?

IMG 20120328 191626

Foi na última quinta-feira, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa, que se realizou a primeira “Kapuscinski Development Lecture” em Portugal. Sob o tema “O Crescimento Económico é Suficiente para Reduzir a Pobreza em África?”, teve como orador principal Jan Vandemoortele, antigo diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e um dos arquitetos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

O debate teve como ponto de partida os últimos dados revelados pelo Banco Mundial que apontam para um crescimento económico significativo em África, ao longo da última década, e que foram apresentados por Vandemoortele. De forma dinâmica e interativa, o antigo Diretor do Grupo de Pobreza do PNUD em Nova Iorque (2001-2005) conduziu o seu discurso tendo como base a seguinte citação literária, que relacionou com sua longa experiência de missões de terreno em diferentes zonas do Mundo: “Tendemos a confirmar, não a questionar, as nossas ideias.”.

 

Vandemoortele argumentou que, muitas vezes, as ideias sobre o Desenvolvimento em África não são apresentadas tendo como base os fatos concretos, mas o discurso dominante que existe sobre a pobreza extrema e as diversas fragilidades que caracterizam este continente. Destacou ainda que os números das estatísticas demonstram que o continente africano tem vindo a avançar e a desenvolver-se em diversas frentes, mais do que se pensa. “Africa is not missing the targets”, afirmou. Mas relembrou, entretanto, que ainda há muito a ser feito, e que poderia ter avançado muito com mais e melhor Ajuda, entre outros fatores. Por fim, destacou que as reflexões sobre o Desenvolvimento e sobre as estatísticas são, muitas vezes, simplistas, e alimentam uma “narrativa convencional” (convention narrative).

 

Assim, Vandemoortele defende uma mudança de narrativa sobre este tema, e acredita que a diminuição da pobreza em África, para além do “Crescimento Económico”, requer uma atenção e reflexão cada vez maior a temas como a “Desigualdade” e as “Alterações Climáticas”, assim como os impactos e regulações do “Comércio Internacional”.

 

O painel de discussão seguinte contou com a presença de João José Fernandes (Diretor Executivo da Oikos), Mónica Ferro (Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros) e Carlos Sangreman (investigador do CESA/ISEG e professor da Universidade de Aveiro). O encerramento foi realizado pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira.

 

A série “Palestras Kapuscinski” é assim designada em memória ao falecido repórter e reconhecido escritor polaco, Ryszard Kapuscinski, que fez uma ampla cobertura jornalística de temas ligados aos países em desenvolvimento, tendo escrito diversos livros, que foram traduzidos para cerca de 36 línguas.

 

Esta é uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e de diversas Universidades parceiras, em que especialistas de todo o mundo proferem palestras sobre o Desenvolvimento e a Cooperação para o Desenvolvimento em universidades e centros de estudo europeus, com entrada livre, em que participam representantes de organizações internacionais, políticos, a sociedade civil, estudantes e académicos.

 

Consulte aqui o vídeo da Conferência

 

IMG 20120328 191626Sobre o palestrante:

Jan Vandemoortele foi Diretor do Grupo de Pobreza do PNUD em Nova Iorque, de 2001-05. Foi durante esse período que contribuiu de forma decisiva para a arquitetura dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Com inúmeras publicações sobre os ODM, é colaborador regular das Nações Unidas há mais de 30 anos, tanto na sede como em missões de terreno, em particular com a UNICEF, PNUD, OIT e com o Banco Mundial. O seu último cargo foi o de coordenador humanitário para o Paquistão. Ele possui um Doutoramento em Economia do Desenvolvimento e é um orador regular em conferências internacionais e universidades. É conselheiro do Secretário-Geral das Nações Unidas e do Secretário de Estado holandês para Cooperação para o Desenvolvimento.

 

Mais sobre este tema:

Jan Vandemoortele sugeriu a leitura de um artigo da Revista Finance and Development, de Setembro de 2011, com o título “More or Less – income inequality has risen over the past quarter-century instead of falling as expected”. Consulte aqui!