Nicarágua

Oikos distribui 6.000 “Aves Crioulas” na Nicarágua

No departamento de Jinotega, umas das zonas de influência do projeto “Iniciativas locais de baixo custo para a produção sustentável de Aves Crioulas”, a insegurança alimentar e a desnutrição são realidades bastante presentes. Sendo um dos objetivos principais deste projeto contribuir para a melhoria da Segurança Alimentar e Nutricional de 5 localidades neste Departamento, foram distribuídas 6.000 aves crioulas de primeira qualidade a cerca de 1000 famílias, entre os dias 6 e 8 de março.

A introdução de aves crioulas e a posterior formação para uma boa gestão destas aves, pretende melhorar as características produtivas das galinhas locais e aumentar a sua reprodução de forma económica e sustentável. A prole destas galinhas melhoradas também será compartilhada com outras famílias, contribuindo assim para a redução da insegurança alimentar de milhares de famílias em Jinotega.

 

A produção agrícola desta zona é pouco variada, limitada e, muitas vezes, insuficiente para alimentar as famílias locais. A dieta da população rural é pouco equilibrada, baseando-se principalmente no consumo de grãos, como o milho, feijão e arroz. Porém, o consumo de proteína animal, um componente importante no desenvolvimento físico e mental das crianças e jovens, é muito baixo.

 

A ave e, em especial, o frango, é um animal cujo consumo e educação está bem enraizado na cultura rural da Nicarágua, apresentando-se como uma fonte de proteína animal. Para além disso o seu acesso é fácil, através de ovos e carne. No entanto, e apesar de muitas famílias rurais terem algumas aves criadas pelas mulheres nos seus quintais, raramente o desempenho das aves é suficiente para atender às necessidades básicas nutricionais de proteína animal para toda a família.

 

Desta forma, acredita-se que a distribuição de aves crioulas é um primeiro passo importante para a melhoria da Segurança Alimentar e Nutricional destas populações.