Peru

Oikos dinamiza comércio justo com plantações de banana orgânica no Peru

Um dos sectores de actividade onde a Oikos actua é o comércio justo, nomeadamente enquanto forma de fortalecimento de impacto das comunidades onde desenvolve projectos de Vida Sustentável.

No Peru, país onde actua há largos anos junto das comunidades mais desfavorecidas, a Oikos está a promover o comércio justo com plantações de banana orgânica certificadas em Santa Clara, comunidade rural com várias carências.

Apesar desta ser uma actividade de grande destaque e uma das que mais contribuem para o rendimento do Peru, dadas as condições agro-climáticas excepcionais, para os pequenos produtores rurais, com pouco volume de produção e baixa capacidade negocial, esta e outras formas de produção são de difícil acesso.

 

Santa Clara, distrito de Pitipo no Peru, é uma destas comunidades e local onde a Oikos se encontra a trabalhar num projecto de grande dimensão intitulado “Melhoria da Rentabilidade agropecuária de pequenos produtores”.

A produção da banana orgânica é uma peça fundamental neste projecto, tendo sido mobilizados 60 pequenos produtores da Associação de Agricultura e Pecuária de Santa Clara (AAGSC) para construir uma cadeia de agro-exportação, baseada no trabalho conjunto.

O objectivo é fortalecer a organização e capacitação destes associados, melhorando a sua produção e capacidade negocial quer no mercado interno quer externo. Como resultado, teremos um aumento de rendimentos e uma maior estabilidade para estas famílias.

A Oikos vai fortalecer a componente técnica destes produtores, bem como fornecer apoio logístico e financeiro (para sementes, certificação orgânica, equipamentos, mão-de-obra…).

 

O que já está a ser feito?

Foram avaliadas as condições de cada produtor a fim de determinar se poderiam levar a cabo este cultivo de banana orgânica e consolidar um primeiro grupo de produtores decididos a empreender este caminho. Técnicos especializados estão a dar formação a estes produtores, a controlar a qualidade das sementes, e a fazer a gestão dos cultivos com vista à certificação pelo comércio justo. Actualmente, a Associação de Agricultura e Pecuária de Santa Clara já conta com 13 hectares semeados.

Os produtores têm cumprido com os trabalhos de instalação e gestão de cultivo e participam activamente nas reuniões de formação programadas.

Iniciou-se também o processo de comércio justo do agro negócio de banana orgânica de Santa Clara e acredita-se que o objectivo traçado de alcançar os 30 hectares para exportação será cumprido até final do ano corrente, garantindo uma produção de cerca de 1000 caixas de banana por semana.

 

O objectivo?

Garantir um crescimento próspero e consolidado desta actividade nos próximos anos, gerando novas oportunidades de emprego, maiores rendimentos e o há muito esperado desenvolvimento desta comunidade de Santa Clara.

 

Apoios:
» Grupo Hualtaco SAC – empresa agro-exportadora e propriedade da importadora de fruta de comércio justo holandesa AGRO FAIR, e da ONG SOLIDARIDAD.
» Central de Bananeiros do Norte CEBANOR – gestão da certificação para o comércio justo.