Institucionais

Oikos apela ao fim da “Especulação Alimentar” no Mercado Europeu

Comunicado de Imprensa Oikos
25/09/2012

 

Oikos apela ao fim da “Especulação Alimentar” no Mercado Europeu

 

Em carta enviada aos deputados portugueses do Parlamento europeu, Oikos apela a um determinado sentido de voto na revisão da Diretiva “Markets in Financial Instruments (MiFID)“. A falta de regulação da especulação financeira em torno dos produtos agro-alimentares tem levado a graves crises alimentares.

 

Com a possibilidade eminente da revisão da Diretiva que regula o mercado financeiro e os seus instrumentos, a nível europeu, a Oikos decidiu juntar-se ao apelo e alertar os deputados portugueses para o facto de que a especulação financeira é um dos principais indutores do aumento dos níveis dos preços e da sua volatilidade, a par da produção dos biocombustíveis e dos fenómenos meteorológicos extremos.

 

Em declaração recente emitida por FAOFIDA e WFP, estas instituições avisam que o recente aumento no preço de alimentos essenciais como o milho, o trigo e a soja pode conduzir a uma nova crise alimentar que será uma réplica da crise de 2007/08 e da de 2011.

 

Para a Oikos, a revisão atual da Diretiva Markets in Financial Instruments (MiFID) é uma oportunidade para resolver estes problemas, ao restringir a especulação excessiva e disruptiva, designadamente estabelecendo limites de posição aos especuladores dos derivativos. É fundamental que o interesse público não seja posto em causa pelo interesse do setor financeiro. É fundamental que a economia real prevaleça sobre a virtual.

 

Para além do envio da carta, a Oikos apela a todos os cidadãos que assinem e divulguem uma petição relacionada com este tema: Pelo fim da “Especulação Alimentar” no Mercado Europeu.

 

Contato para mais informações:

Janaina Plessmann – Técnica de Comunicação e Relações públicas
comunica@oikos.pt / janaina@oikos.pt

Rua Visconde Moreira de Rey, 37
Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635

 

Sobre a Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).

Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Atua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.