Notícias

Oikos apela à defesa dos Direitos Humanos de 17 mulheres em El Salvador

Liberdad para las 17

O Fórum Internacional de Cooperação para a Solidariedade (FOCIS), ao qual a Oikos pertence, e Coordenadora de ONGD Espanholas em El Salvador (OÑG), que juntas contêm mais de 30 ONG internacionais, apelam à libertação de 17 mulheres injustamente condenadas pela alegada prática de aborto em El Salvador.

Na qualidade de Organizações Internacionais que defendem os Direitos Humanos, manifestamos o nosso apoio e solidariedade com a Plataforma Cidadã “Liberdad para las 17”, que insistentemente pede a sua clemência e libertação.

 

Estas mulheres, que viviam em situações de especial vulnerabilidade e pobreza, foram condenadas à prisão e enfrentam sentenças até 40 anos, devido à criminalização absoluta do aborto em El Salvador. No entanto, as causas dos seus abortos foram complicações obstétricas.

 

Tendo em conta o nosso compromisso com os direitos humanos e justiça social, consideramos obrigatório um pedido de clemência para cada uma dessas 17 mulheres, que viram os seus direitos humanos abusados e que o seu processo seja reanalisado.

 

Apoiamos publicamente o pedido de perdão apresentado na Assembleia Legislativa de El Salvador no passado dia 1 de Julho, apelando para a consciência e sentido humanitário do Estado Salvadorenho.

 

Pedimos ainda que esta situação seja resolvida da forma mais urgente possível, em conformidade com as condições estabelecidas na lei.

Estamos solidários com estas mulheres injustamente condenadas e com as suas famílias, que sofrem diretamente as consequências da ausência das suas mães, esposas, parceiras de vida, irmãs e filhas nas suas vidas.

 

Consulte a carta oficial em espanhol.

 

Facebook “Liberdad para las 17”

 

Liberdad para las 17

 

Fotos: Plataforma Ciudadana Libertad para las 17