Nicarágua

Oikos abre as portas na Nicarágua: organização inglesa pioneira em cuidados de saúde e bem-estar animal inicia atividades.

Dada a experiência e os bons resultados alcançados pela Oikos na América Central, a organização privada inglesa The Brooke Hospital for Animals propôs à Oikos que fosse sua parceira na Nicarágua. A The Brooke pretendia iniciar atividades neste país, na Primavera de 2013, como primeiro passo para a sua entrada directa na América Central e a Oikos foi a organização escolhida!

A The Brooke surgiu em 1934, no Egito, com o objetivo de proporcionar uma vida sem sofrimento para os animais leiloados pelas Forças Armadas Aliadas, após o final da I Guerra Mundial, e que eram vistos a circular nas cidades, nomeadamente cavalos macilentos que eram usados como animais de carga nas ruas do Cairo. À partir de década de 80, esta Charity iniciou atividades em outros países do Médio Oriente.

 

Hoje, a ação da The Brooke beneficia cerca de 900.000 equídeos (cavalos, burros e mulas) em África, Ásia e América Latina, em comunidades de muito baixos recursos para quem os equídeos são um meio de subsistência. Essa ação inclui:

 

• Intervenção veterinária direta aos animais, com cuidados de saúde básicos e de emergência;

• iniciativas desenvolvidas com a população local (donos, veterinários e outros cuidadores), que impulsionem ações de prevenção sanitária e cuidados diários;

• atividades direcionadas para os decisores políticos, de modo que medidas de proteção do bem- estar dos animais de carga sejam incluídas nas políticas públicas;

• e pesquisa académica para identificar soluções efetivas, sustentáveis e científicas para assegurar que os equídeos, utilizados na agricultura e no transporte, vivam uma vida melhor.

 

A The Brooke utilizará o escritório da Oikos na Nicarágua, que a apoiará na gestão administrativa, logística e financeira do projecto-piloto a desenvolver nas áreas de Rivas, Masaya e Manágua, tendo sido recrutada uma equipa específica para este trabalho.

 

A Oikos orgulha-se de ter sido a organização escolhida para esta parceria que, complementando a intervenção da Oikos no país, tem como pano de fundo a busca por um desenvolvimento local das comunidades de forma mais sustentada e global.

 

A Oikos acredita firmemente que parcerias entre organizações complementares são uma solução para alcançar sinergias na gestão de recursos sempre escassos e, desta forma, potenciar o impacto das suas actividades.

 

Mais informações sobre o trabalho da The Brooke em https://www.thebrooke.org.