O desafio foi aceite: num ano que tenta mostrar-nos de diversas formas que nada é como antes, é preciso reinventar o que já conhecíamos e continuar a fazer o possível.
Outubro é o mês em que mundialmente se assinala a luta contra a pobreza com o pico a 17 – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A Oikos há muitos anos assinala este dia desafiando a comunidade escolar e o público em geral para uma mobilização conjunta neste dia.
As atividades costumam envolver alunos e professores reunidos em grupos de diversas formas desde cordões humanos, exposições temáticas, jogos didáticos, leitura de manifesto conjunta. Na maior parte das vezes há várias turmas envolvidas e mesmo escolas completas.
Em 2020 tinha que ser diferente e por isso fizemos uma proposta que pudesse ser feita com distanciamento físico, não colocando em risco a segurança e medidas de prevenção face à COVID-19.
A Oikos sugeriu que fossem partilhados connosco pequenos vídeos com uma mensagem que nos falasse de formas de mudar o Mundo e acabar com a pobreza.
Cerca de 30 escolas aderiram, os professores incentivaram e mais de 1.300 alunos uniram-se para mostrar que querem fazer parte da construção de Mundo onde querem viver. Foram várias e criativas as formas escolhidas para fazer passar esta mensagem, estão de parabéns!
A pobreza e a desigualdade são motivos suficientes para a mobilização, por isso devemos colocar o nosso esforço individual e conjunto para a transformação do Mundo em que queremos viver.
Com a certeza de que somos a primeira geração da história da humanidade com os meios para poder erradicar a pobreza e a desigualdade, esperamos que este dia tenha sido uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a construção de um mundo mais humano e justo.
Atuar é urgente e preciso, cada vez mais.
Obrigada por mudar o Mundo com a Oikos!
Mais: