Há 4 anos propusemo-nos a um grande desafio de iniciar, na Colômbia, o projeto “Junt@s”. Um projeto desenhado para fortalecer as iniciativas económicas lideradas por jovens organizados que contribuem para o desenvolvimento económico e social das suas comunidades no Departamento de Nariño.
Olhando para trás, estamos orgulhosos dos processos que têm sido desenvolvidos em conjunto com os jovens, as suas comunidades e organizações. Processos esses que têm apostado na dimensão social e económica das realidades locais e onde os jovens assumem um papel protagonista. Todos sabemos que eles são o futuro das suas comunidades, de Nariño e da Colômbia. Há, portanto, a obrigação da sociedade civil atual preparar estas gerações não só com ferramentas técnicas que lhes permitam ser melhores empreendedores, gerir melhor os recursos naturais das suas regiões, melhorar o funcionamento e a eficácia das suas empresas e organizações e gerar mais riqueza para as suas famílias e comunidades. Mas também torna-se igualmente importante prepará-los com ferramentas que desenvolvam o seu lado mais humano e responsável, solidário e respeitoso com os seus vizinhos, independentemente da sua origem, etnia, género ou orientação sexual, conscientes da necessidade de proteger o ambiente e os recursos naturais e da importância da sua participação nos mecanismos e processos democráticos.
O projeto Junt@s caracteriza-se como um projeto inclusivo, que incentiva a participação ativa dos jovens. O projeto foi criado por eles, de acordo com as necessidades que identificam nas suas comunidades, a visão que têm para a sua vida ativa e os seus interesses educativos, e a assistência técnica prestada pelo projeto garante a viabilidade das suas ideias, orienta-os de acordo com as oportunidades de mercado, e disponibiliza os recursos necessários para a concretização das suas ideias. Para além disso, é-lhes dada uma formação com o apoio do SENA que lhes permite que se qualifiquem para a gestão da sua iniciativa, mas também que promovam a sua valorização pessoal e profissional.
O projeto Junt@s funciona, acima de tudo, como um motor para que os jovens possam desempenhar um papel mais ativo e construtivo no desenvolvimento económico e social da sua comunidade. O projeto fornecerá capacidades e meios para este desafio. Estará nas mãos dos jovens tornar isso possível!
Um artigo de Ricardo Domingos, diretor de operações e projetos da Oikos.