Notícias

Novo projeto de ação humanitária de emergência da Oikos em Moçambique vem combater os efeitos das cheias e surto de cólera

A Província da Zambézia foi uma das mais afetadas pelo Ciclone Freddy, mais um ciclone que atingiu a costa moçambicana nos últimos anos, deixando um rasto de destruição em casas, escolas, postos de saúde, fontes de água e várias outras infraestruturas. Este ciclone veio agravar as más condições de saneamento e higiene, provocando um surto de cólera que piorou ainda mais a situação de emergência nos distritos mais afetados.

Através desta intervenção abrangente, a Oikos e parceiros enfrentam três desafios principais:

– Melhorar as condições de fornecimento de água portável nas comunidades para que chegue aos bairros mais afetados, bem como adquirir e distribuir diferentes kits de emergência de tratamento e conservação da água. Para além de se reabilitar e desinfetar as fontes de água, irão capacitar-se os membros dos Comités de Água e Saneamento sobre questões ligadas a manutenção segura das fontes de água para futuros momentos de emergência. 

– Melhorar as condições de saneamento como forma de prevenir a propagação da cólera com a construção de sanitários, instalação de pontos de lavagem de mãos, e distribuição de kits de higiene e dignidade para higiene menstrual.

– Reforçar a comunicação e sensibilização sobre temas relevantes relacionados com a recuperação de desastres e prevenção da cólera, através de formações e campanhas de sensibilização com teatro, unidades móveis e programas de rádio sobre alterações climáticas, género e cólera. 

Um projeto de enorme envergadura, que conta apoiar 2200 famílias vulneráveis! Em parceria com a Associação Kukumbi e Associação Luarte, e financiamento do Instituto Camões, IP.