A Oikos está a iniciar um novo projecto em Cuba que irá fortalecer a cadeia de valor do leite em duas províncias e, através do aumento da produção e da oferta, contribuirá para maior segurança alimentar das comunidades beneficiárias.
Entre as principais actividades está a criação de mini-indústrias para o fabrico de queijos de alta qualidade, que permitirá aumento de rendimento dos produtores.
As iniciativas desenvolvidas neste projecto irão possibilitar um aumento de rendimento para os produtores e, consequentemente, melhor qualidade de vida às suas famílias. Através do fortalecimento técnico – produtivo e de gestão do sector cooperativo, especificamente das Unidades Básicas de Produção Cooperativa (UBPC), pretende-se aumentar a produção e a diversificação dos alimentos produzidos.
Para isto, iniciativas que visem o melhoramento da conservação e processamento do leite através de uma maior eficiência da rede de recolha e conservação, e da infra-estrutura para o processamento local, permitirão a criação de mini-indústrias para o fabrico de queijos de alta qualidade, sendo mais uma opção de produto para comercialização.
Depois de alcançada a qualidade e quantidade de produção desejadas, serão introduzidos critérios de mercado na distribuição e venda a pequena escala, potenciando a capacidade de oferta e venda local do leite e seus derivados.
Serão beneficiários directos 2.866 pessoas de 36 Unidades Básicas de Produção Cooperativa e empresas lácteas, sendo os beneficiários finais aproximadamente 22.250 pessoas, habitantes de quatro municípios.