Foi lançado oficialmente um novo projecto nas Honduras: “Para uma casa saudável – A qualidade do ar e as doenças respiratórias em lares pobres”, que será implementado por um consórcio de organizações, do qual a Oikos é uma das ONG parceiras.
Com o objectivo de contribuir para a redução de problemas de saúde provocados e relacionados com a má qualidade do ar e de higiene nos interiores de lares pobres, causados por hábitos e estilos de vida, as acções desenvolvidas procuram promover comportamentos saudáveis e uma maior consciência sobre esta temática, em diferentes actores sociais, e desta forma combater as Doenças Não-Transmissíveis (DNT).
Serão beneficiadas 3.860 pessoas, pertencentes a 8 comunidades do Município de Victoria, Departamento de Yoro; e 2 bairros periurbanos do Município de Tegucigalpa (AMDC), Departamento de Francisco Morazán.
Em conjunto com Ayuda en Acción, Centro de Desarrollo Humano (CDH); e Centro de Diseño, Arquitectura y Construcción (CEDAC), o projecto tem co-financiamento da União Europeia e duração prevista de três anos.
O evento de lançamento oficial do projecto contou com a presença de Laurent Sillano, representante da União Europeia (UE); representantes das organizações que executam o projecto; e os presidentes das Câmaras Municipais dos municípios de Victoria, Yoro y Tegucigalpa
Laurent Sillano, representante da UE Mario Martin, Reitor do CEDAC
Leena Siikanen (1ª à esquerda), Representante da Oikos nas Honduras