A 23 de Fevereiro de 2011, a Oikos completou vinte e três anos de existência. Para celebrar, lançamos uma nova versão electrónica do boletim informativo da nossa Organização. Como objectivo, pretendemos informar e formar os nossos leitores e cidadãos solidários.
Para além das notícias do trabalho da Oikos em Portugal e nos países em que trabalhamos, assim como a agenda da Oikos e de seus parceiros, apresentaremos em todas as edições um tema de destaque, com artigos de convidados externos e/ou textos de fundo elaborados pela Oikos, sobre temáticas da actualidade no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento, da luta contra a pobreza e da sustentabilidade ambiental.
Sob o lema “Há 23 anos a trabalhar por um Mundo mais justo”, nesta primeira edição de Janeiro/Fevereiro de 2011, o tema em Destaque é a Cooperação Portuguesa, nomeadamente a avaliação a que foi submetida pelos seus pares, no âmbito do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD). O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Prof. Dr. João Cravinho, e a Presidente da ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos (ONGD), Fátima Proença foram convidados para, a partir da percepção própria do Espaço Público/Sociedade Civil, apresentarem vossas opiniões sobre os resultados e recomendações do Exame do CAD.
Como enquadramento a estes dois artigos de opinião, elaborámos um Dossier que permitirá ao leitor uma breve introdução dos conceitos, temas e problemáticas subjacentes ao relatório do CAD.
Outra secção permanente, de grande relevância no âmbito da monitorização das políticas públicas, será a rubrica dedicada à Social Watch (Observatório da Cidadania). Na presente edição, num artigo de opinião, Roberto Bissio, Director da Social Watch e do Instituto del Tercer Mundo (Uruguai), faz um balanço das últimas décadas de promoção do desenvolvimento.
A secção da Cidadania Global apresenta importantes perspectivas sobre o papel da Educação na promoção do Desenvolvimento, e traz ainda uma análise mais detalhada sobre a temática do Tráfico de Seres Humanos, área de trabalho em que se desenvolve um projecto da Oikos em Portugal, na região norte do país.
Consulte a nova Newsletter da Oikos e não deixe de registar o seu comentário.