Comunicado de Imprensa Oikos
17/04/2014
No Dia Internacional da Luta Camponesa, a ReAlimentar celebra o seu segundo aniversário
Foi exatamente há 2 anos que um conjunto de Organizações da Sociedade Civil portuguesa, preocupados com as políticas que impactam negativamente na soberania e segurança alimentar e nutricional em Portugal e no mundo, lançaram a REALIMENTAR, uma rede temática para a soberania e a segurança alimentar.
Trata-se de uma iniciativa da ACTUAR – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, da OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, do IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, da Associação Saúde em Português, da MARP – Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais e da ACOP – Associação dos Consumidores de Portugal, organizações que vêm trabalhando estes temas e reivindicando uma alteração de políticas que salvaguardem o direito à alimentação e promovam a segurança alimentar e nutricional de forma soberana.
As aspirações, necessidades e modos de vida da maioria daqueles que produzem, distribuem e consomem os alimentos não têm estado no centro das políticas agrícolas, alimentares e comerciais. Estes problemas são também evidentes em Portugal, onde cada vez mais famílias se vêm em situações de pobreza e precariedade, com destaque para o meio rural.
Os efeitos mais negativos do atual modelo de desenvolvimento repercutem-se de forma mais significativa nos grupos mais fragilizados, nomeadamente nas mulheres, jovens, idosos e trabalhadores migrantes. Em face da falência deste paradigma de desenvolvimento, é necessária uma inversão de políticas agrícolas, alimentares e comerciais em Portugal, na Europa e no Mundo que contrarie esta tendência.
Face à necessidade de uma mobilização e intervenção social mais ativa nestes temas, a Realimentar – Rede Portuguesa para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional tem consistido num espaço de diálogo, debate, articulação de esforços, recursos e iniciativas para a intervenção nos processos de formulação e tomada de decisão sobre políticas públicas nacionais e internacionais que digam respeito à Soberania e à Segurança Alimentar.
Na agenda mundial, europeia e nacional do desenvolvimento estão, entre as prioridades, a segurança e soberania alimentar e nutricional, o desenvolvimento rural e do mar, o reequilibrio das cadeias de valor deste setor. A REALIMENTAR continuará a trabalhar para que estas não deixem de ser prioridades nas políticas públicas e para que passem da intenção à ação. Para tanto, a REALIMENTAR considera fundamental, designadamente, a adopção de um novo modelo de governança da alimentação tal como previsto também na ESAN (Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional) da CPLP.
Contato para mais informações:
ACTUAR – Secretariado
geral@actuar-acd.org
Telemóvel: +351 961585638
José Miguel – CNA
zemiguel@cna.pt
Telemóvel: +351 968721995
Pedro Krupenski – Oikos
pedro.krupenski@oikos.pt
Telemóvel: +351 963076905