Esta atribuição é particularmente marcante para a Oikos no ano em que completa 35 anos de trabalho na área da cooperação e desenvolvimento. Sendo uma Organização portuguesa voltada para o Mundo, com diversos escritórios internacionais, é no Município de Oeiras que tem implantada a sua sede em Portugal, num edifício cedido em regime de comodato pela CM de Oeiras, no ano de 2008, em Linda-a-Pastora, União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.
São quatro os principais eixos que movem a ação da Oikos, reconhecida com a atribuição desta medalha de mérito: Ambiente e Alterações Climáticas; Segurança Alimentar e Economia Local; Acesso aos Serviços Sociais Básicos; Cidadania e Direitos Humanos.
No nosso país, as principais áreas de trabalho têm sido nas áreas da educação para a cidadania global, equidade de género, prevenção do tráfico de seres humanos, ambiente e alimentação.
De forma particular, no Município de Oeiras, a Oikos tem vindo a estreitar relações de parceria com o Município, no âmbito do negócio social Smartfarmer, criado em 2016. Este tem contribuído para a aproximação entre produtores e consumidores portugueses, dinamização de diversos mercados municipais valorizando a produção nacional, reforço de dinâmicas de alimentação saudável nas empresas e distribuição de cabazes solidários junto de famílias carenciadas.
Nas palavras do Presidente do Conselho Diretivo da Oikos, João José Fernandes, «a Oikos agradece este reconhecimento e renova a energia e o entusiasmo para continuar a trabalhar por um mundo mais justo e sustentável. Esperamos poder continuar a reforçar a nossa parceria e ação no Município de Oeiras.»
Para além do trabalho de longa data no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania, a Oikos pretende reforçar o trabalho no município através do Smartfarmer, na criação e dinamização de uma rede colaborativa de produtores, comércio local incluindo mercados municipais e consumidores locais. O propósito desta iniciativa visa criar um triplo impacto, a saber:
– Impacto social: reforço da segurança alimentar e saúde nutricional das famílias afetadas por quebras de rendimento e pela inflação dos preços dos bens essenciais;
– Impacto económico: dinamização do comércio local, dos mercados municipais e dos produtores agroalimentares de proximidade;
– Impacto ambiental: garantir uma transição alimentar ambientalmente sustentável e economicamente justa.
A Medalha de Ouro foi entregue em sessão solene (minuto 1:29:28), dia 7 de junho de 2023, nos Jardins do Palácio dos Marquês de Pombal, pela mão da Vereadora Susana Duarte, com o pelouro das Atividades Económicas, Feiras e Mercados. É no âmbito desta vereação que tem sido implementada a parceria com âmbito do Sartfarmer. Esta iniciativa irá brevemente necessitar do envolvimento de outras vereações e serviços do Município, nomeadamente no âmbito social, de modo a contribuir para uma transição alimentar justa e sustentável dos cidadãos e cidadãs residentes em Oeiras, num momento particularmente difícil para as famílias que enfrentam os custos acrescidos pela inflação nos preços dos bens essenciais.