Apoio de Emergência e recuperação de meios de vida para famílias deslocadas no distrito de Chiure, província de Cabo Delgado
Pretendemos garantir o acesso das famílias deslocadas a bens essenciais de primeira necessidade e recuperação de meios de meios de vida produtivos nas comunidades de acolhimento.
Entre julho e agosto de 2025, a intensificação dos ataques de Grupos Armados Não Estatais (GANE) em Muidumbe, Ancuabe e Chiure, na província de Cabo Delgado, provocou o deslocamento de mais de 57.000 pessoas (13.000 famílias), marcando a maior vaga de deslocamentos internos desde fevereiro de 2024. Famílias inteiras, incluindo crianças, mulheres grávidas e idosos, fugiram em pânico, encontrando refúgio temporário em condições extremamente precárias, em centros de acomodação temporária e comunidades de acolhimento, que já acolhiam deslocados de ataques armados anteriores. Esta nova emergência ocorre num contexto de fragilidade extrema, onde o conflito armado e os fenómenos climáticos severos, como o Ciclone Chido (dezembro de 2024), têm provocado perdas repetidas de habitação, meios de subsistência e segurança alimentar. A pressão sobre os escassos recursos locais ameaça agravar as tensões entre deslocados e famílias de acolhimento, exigindo uma resposta imediata, coordenada e de duplo impacto: alívio urgente e apoio à recuperação.
Assim, a Oikos irá atuar em duas frentes:
- Apoiar famílias deslocadas a ter acesso a bens de primeira necessidade para realizar a sua higiene pessoal e atividades diárias de preparação de alimentos.
- Apoiar as mesmas famílias a ter acesso a meios para retomar as suas atividades produtivas.


Localidade: Distrito de Chiure, província de Cabo Delgado
Beneficiários: 1000 Famílias; 5000 pessoas
Quando: DEZ 2025 - MAIO 2026
Financiamento: 164 868 €








