
Apoio à inclusão financeira de famílias vulneráveis nas zonas rurais e periurbanas através da promoção de serviços financeiros baseados na comunidade nas províncias de Nampula e grande Maputo
Pretendemos melhorar o acesso das pessoas individuais e grupos organizados a serviços financeiros através do desenvolvimento de grupos de poupança e crédito rotativo nas comunidades e apoio técnico no investimento em negócios/meios de vida sustentáveis.
A inclusão financeira é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável e redução da pobreza em Moçambique. No entanto, continua fora do alcance para grande parte da população, sobretudo em zonas rurais e bairros informais. A falta de literacia financeira, serviços adaptados, documentação exigida e condições de crédito acessíveis são barreiras persistentes.
Assim, este projeto – alinhado com a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira – aposta nos grupos comunitários de poupança e crédito como alternativa viável e adaptada. Através de literacia financeira, criação de grupos PCR e apoio ao desenvolvimento de negócios, pretendemos aumentar o rendimento e a resiliência das comunidades vulneráveis na Ilha de Moçambique, Mossuril e entre beneficiários do projeto A Minha Casa.
Localidade: Nampula e Grande Maputo
Quando: DEZ 2024 - NOV 2027
Orçamento: 554 634 €
Beneficiários: 3000 pessoas 3 000, 60 famílias e 100 grupos de poupança e crédito rotativo