Reforço da resiliência e do acesso à educação através do envolvimento da comunidade na reconstrução de infraestruturas escolares resistentes e fortalecimento de mecanismos locais de gestão de risco de desastres

Providenciamos assistência para a construção resiliente de salas de aulas, administração e infraestruturas de saneamento em material misto obedecendo a medidas de adaptação às ameaças naturais recorrentes.

A localidade de Chicoma tem sido uma das localidades mais afetadas e das que mais sofreu com os diversos ciclones que passaram na zona da costa de Mossuril, na província de Nampula, recentemente mais frequentes e de maior densidade e magnitude.

Em 2022, o distrito de Mossuril e em particular as comunidades de Chicoma, foram os mais impactados pelos Ciclone Ana (Janeiro 2022) e Gombe (Março 2022), aumentando a vulnerabilidade socioeconómica e de infraestruturas previamente existentes.

Para enfrentar estes constrangimentos e providenciar maior resiliência à comunidade para futuras ameaças, a Oikos incentiva à mobilização dos membros da comunidade, sejam estes encarregados de educação, membros do Conselho de Escola e/ou artesãos locais, para o apoio na construção das infraestruturas escolares.

Pretende-se assim um aumento da resiliência das comunidades face a eventos climáticos extremos através da melhoria das capacidades de preparação, resposta e recuperação.

País: Moçambique

Localidade: Nampula

Quando: 2022-2024

Orçamento: 211 041 €

Beneficiários: 2 720 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



FINANCIADORES



PARCEIROS


Sem parceiros no projeto


Projetos Relacionados