Contribuir para a reconstrução resiliente das infraestruturas escolares e garantir o acesso à educação em áreas afetadas pelo ciclone IDAI na província de Manica
Pretendemos reduzir o risco de desastres (DRR) e vulnerabilidade das comunidades rurais, bem como melhorar as capacidades de preparação, resposta e recuperação perante calamidades naturais da comunidade educativa das aldeias selecionadas do distrito de Gondola.
Em Março de 2019 Moçambique foi atingido por um forte ciclone (IDAI) acompanhado por ventos e chuvas fortes que provocaram graves cheias na região central de Moçambique, especialmente nas províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia. A destruição causada pelo IDAI teve graves repercussões económicas e sociais, resultando num aumento da vulnerabilidade das comunidades, especialmente nas zonas rurais.
Este ciclone afetou gravemente as infraestruturas sociais e produtivas, estando o sector da Educação entre os mais afetados. Na província de Manica, onde está localizado o distrito de Gondola, a segunda província mais afetada, estima-se que 179 salas de aula convencionais e 11 precárias foram parcial ou totalmente destruídas, afetando diretamente cerca de 70.991 alunos e 1.283 professores. Há ainda muito trabalho a fazer para reconstruir as escolas afetadas e oferecer uma educação segura e inclusiva.
Neste sentido, pretendemos contribuir para os esforços do Governo na reconstrução de escolas e no fornecimento de educação multissectorial às crianças afetadas pelo IDAI.
Localidade: Manica
Quando: 2021-2022
Orçamento: 444 966 €
Beneficiários: 8 938 pessoas