Construção Resiliente de 60 Salas de aula em Material Misto na Província da Nampula
Providenciamos assistência para a construção resiliente de salas de aulas, administração e infraestruturas de saneamento em material misto, obedecendo às medidas de adaptação às ameaças naturais recorrentes na província de Nampula.
Na sequência das épocas chuvosas e ciclónicas de 2015, 2017, 2018 em Moçambique, o país foi fortemente atingido por chuvas, ventos e inundações nas regiões centro e norte do país, mais especificamente nas bacias do Zambeze, Licungo e rio Chire. Estes incidentes tiveram repercussões económicas e sociais graves, resultando num aumento da vulnerabilidade das comunidades e em danos sérios nas infraestruturas sociais e produtivas. Cerca de 30.000 casas, 2.362 salas de aula e 17 unidades de saúde foram parcial ou totalmente destruídas, sendo que a situação de inundações superou a capacidade de resposta do país.
Como resultado, o Governo de Moçambique declarou alerta vermelho, iniciando grandes intervenções de resposta de emergência. É neste contexto que o Governo, com financiamento do Banco Mundial, levou a cabo a reabilitação e reconstrução de infraestruturas danificadas nas províncias da Zambézia, Nampula e Niassa.
A Oikos assistiu estas comunidades na construção resiliente de salas de aulas e infraestruturas, sendo que a adoção de padrões de reconstrução melhorados resultará numa melhor resiliência a futuras ameaças naturais, principalmente aos impactos de ventos e chuvas fortes.
Localidade: Nampula
Quando: 2020-2021
Orçamento: 1 025 758€
Beneficiários: 7 200 pessoas