A minha Casa – Desenvolvimento económico local através da promoção do acesso a estruturas residenciais e não residenciais
Pretendemos contribuir para a redução da pobreza, através da melhoria das condições de habitabilidade e infra-estruturas de utilização familiar, e aumento da empregabilidade no setor da construção.
O acesso a uma habitação digna e segura é um problema há muito identificado em Moçambique e que afeta grande parte da população, em particular a mais pobre e a que vive em zonas peri-urbanas ou rurais. Esta problemática coloca em risco a segurança do agregado familiar e da sua propriedade, e torna-se um fator de origem ou agravamento de problemas de saúde pública.
Mesmo uma melhoria da situação económica do agregado familiar não garante a possibilidade de dispor de uma casa ou infra-estruturas de utilização familiar (zonas de lavagem, latrinas, silos, espaço para guarda de animais, fontes de água de uso familiar, …) com condições mínimas de habitabilidade ou de utilização: A construção com materiais não tradicionais é cara, o acesso ao crédito é limitado, tal como a disponibilidade de mão-de-obra qualificada e com conhecimentos técnicos que garantam uma construção segura e de qualidade.
Neste sentido, pretendemos responder diretamente a este problema, desenvolvendo um modelo, sustentável e adaptado à realidade local, que promova a construção e reconstrução de infra-estruturas familiares (residenciais e não residenciais), resilientes e de qualidade, destinado às populações mais vulneráveis.
Localidade: Maputo e Nampula
Quando: 2017-2022
Financiamento: 490 001 €
Beneficiários: 370 pessoas