Apoio ao realojamento das populações afectadas pelas cheias no Vale do Zambeze

Procuramos contribuir para mitigar os efeitos das inundações em comunidades rurais no vale do rio Zambeze através do apoio ao reassentamento e melhoria do acesso sustentável a água e alimentação.

Os distritos de Morrumbala e Mutarara, respectivamente nas Províncias da Zambézia e Tete, foram dos mais atingidos pelas cheias que atingiram Moçambique em Fevereiro de 2007 e que deixaram 285.000 pessoas sem casa e/ou meios de subsistência.

Em Dezembro de 2007 o nível das águas dos rios Zambeze e Shire voltou a subir e a provocar novas inundações. De acordo com dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), a maioria das 285.000 pessoas atingidas pelas cheias do início de 2007, voltaram a ser afetadas no final de 2008.

Assim sendo, procuramos contribuir para mitigar os efeitos das inundações em comunidades rurais no vale do rio Zambeze através do apoio ao reassentamento da população, e da melhoria do acesso sustentável a água e alimentação. Para além disso, pretendeu-se também que as famílias beneficiárias aumentassem a sua produção de alimentos, ficando fortalecidas as capacidades locais para mitigação de inundações futuras.

Foi realizada uma Campanha de Emergência em Portugal e, com o apoio da população portuguesa, foram angariados 10.546€.

País: Moçambique

Localidade: Zambézia e Tete

Quando: 2007-2008

Financiamento: 379 351 €

Beneficiários: 20 000 pessoas

 

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



Related projects