Notícias

Mil Milhões pela justiça pelo fim da violência contra as mulheres

“Uma em cada três mulheres do planeta é violada ou espancada durante a vida. Isto representa mil milhões de mulheres violadas ou espancadas. Mil milhões de filhas, mães, avós, irmãs e amigas.

Mil milhões de mulheres e aqueles que as amam vão levantar-se, sair, dançar e exigir um fim para esta violência.” Dia 14 de Fevereiro, participe! 

No próximo dia 14 de fevereiro de 2014, pelas 18h30, na Estação do Rossio em Lisboa, a organização portuguesa do “V-day”, um movimento global pelo fim da violência contra mulheres e meninas, vai promover a edição deste ano da campanha global “One Billion Rising for Justice”, o “Lisbon V-day”.

 

O “V-day” tem como principal desiderato organizar eventos que promovam a consciencialização da população mundial para as organizações contra a violência existentes, revitalizando-as e angariando-lhes alguns fundos. O “V-day” preocupa-se, especialmente, com o fim da violência contra mulheres, incluindo violações, espancamentos, incestos, mutilações genitais e escravidão sexual.

 

A ideia do “V-day” surgiu depois de Eve Ensler, conhecida dramaturga natural dos Estados Unidos da América e autora, entre outros, do livro “Os Monólogos da Vagina”, ter visitado uma comunidade na República Democrática do Congo, onde as mulheres, altamente vulneráveis à violência, curavam as suas feridas através da dança.

 

Vi o poder da dança e comecei a pensar o que seria se mil milhões de mulheres, e todos os homens que as amam, dançassem no mesmo dia, em todo o planeta”, explicou Eve Ensler, numa conferência de imprensa em que estiveram presentes jornalistas de todo o mundo.

 

Dia 14 de Fevereiro, um bilião de pessoas em casa, com os amigos, no trabalho, sozinhas ou em grupo, irão levantar-se e dançar, mostrando a força da solidariedade colectiva.


A Oikos junta-se na divulgação deste grande protesto global pelo fim da violência contra as mulheres!


Participe no maior flash mob que Lisboa ja viu: 14 de Fevereiro – 18h30 – Estação do Rossio


Ou simplesmente participe de forma individual da forma que lhe seja mais conveniente: no website da campanha One Billion Rising ou no facebook da CooLabora podem encontrar mais informações e vídeos com propostas de música e coreografia.