O envolvimento em projectos e programas, orientados para a formação, propostos pela Oikos no âmbito da Educação para a Cidadania Global (ECG), além de garantir aos alunos uma aprendizagem mais eficaz dos conteúdos programáticos (pelo frequente recurso a metodologias activas/participativas, que envolvem de forma muito particular os jovens) seguramente desperta neles maior interesse em compreender outros povos e culturas, sensibilizando-os para a cooperação e solidariedade com as populações mais desfavorecidas.
Deste modo, o contacto de culturas, o conhecimento e o respeito pelo outro, têm sido aspectos muito relevados ao longo do trabalho de Educação para a Cidadania Global, entendendo-se esta última como o processo de (in)formação, consciencialização, sensibilização e motivação para a acção, no que se refere à realidade do mundo, com particular incidência nas relações Norte – Sul.
Contribuir para o desenvolvimento significa, antes de mais, ajudar a encontrar uma consciência crítica e, por conseguinte, informada, que se sinta motivada e capaz de agir.
Esse tem sido o trabalho desenvolvido pela Oikos, iniciado no final da década de 80 e que se prolonga pelos dias de hoje. O grande objectivo é de através de acções diversificadas, chegar a um público interessado, actualmente em formação e que no futuro será confrontado com a tomada de decisões, nomeadamente aqueles que se prendem directamente com a questão da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD). Este é a grande tarefa da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, que encontra um lugar ideal de trabalho no mundo escolar, onde se torna cada vez mais necessário desenvolver acções que contribuam para um melhor conhecimento do mundo contemporâneo, próximo da nossa realidade quotidiana, mas também daquela que é vivida por outros povos e culturas, distintas da nossa, mas afectadas pelos mesmos problemas, porque na realidade vivemos cada vez mais num mundo global.
Assim, a Oikos trabalha diariamente para proporcionar esta vivência e experimentação da cooperação e de ajuda mútua na primeira pessoa. Contamos com mais de 20 anos de experiência na dinamização de projectos e programas de Educação para a Cidadania Global, onde é posta em prática a máxima “Educação e Formação pelo exemplo”.
A importância do uso de metodologias participativas
Metodologias participativas como os Jogos Cooperativos revelam-se um precioso instrumento de transmissão de valores ligados ao tema da solidariedade, e que são já uma ferramenta reconhecidamente ligada à actividade da Oikos no âmbito da Educação para a Cidadania Global. Tendo em conta a conjuntura mundial actual, precisamos urgentemente de resgatar o nosso potencial de vivermos juntos e realizar objectivos em comum. Necessitamos de aprender a viver uns com os outros, ao invés de uns contra os outros. Nos jogos cooperativos, o esforço cooperativo é necessário para atingir um objectivo comum.
Outro tipo de metodologia muito utilizada nas actividades de Educação para a Cidadania Global são os chamados Jogos de Simulação. Neste âmbito e como forma de transmitir a importância que a APD assume como instrumento de cooperação, a Oikos tem vindo a dinamizar o Jogo do Comércio Internacional em várias sessões de formação. Este jogo ajuda os participantes a compreenderem mais facilmente o funcionamento do comércio internacional e a sua influência na economia dos países. Através da divisão dos participantes em grupos representativos de países com características diferentes, é possível tomar consciência que a diferença entre as nações ricas e pobres é exacerbada pelo sistema actual do mercado internacional.
Os jogos servem assim como um estímulo tanto para melhorar a compreensão do conteúdo, quanto para o crescimento e o desenvolvimento intelectual de quem joga. Por meio do jogo libertam-se tensões, desenvolvem-se habilidades, criatividade, espontaneidade, permitindo trabalhar em situações altamente motivadoras, principalmente quando aplicado a conteúdos de difícil assimilação.
Recursos Pedagógicos
Mais recentemente associado à sensibilização em torno dos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) das Nações Unidas, tema central dos programas de ECG dos últimos anos, a Oikos produziu com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), dois produtos destinados fundamentalmente ao público escolar (ensino básico e secundário):
» Os Kits ODM (maletas pedagógicas com diversos materiais educativos numa abordagem não formal das temáticas em questão) e a Mostra ODM – Cenários do Futuro (conjunto de quatro exposições itinerantes acompanhadas dos respectivos materiais pedagógicos de sensibilização sobre os ODM).
Em ambos, o ODM 8 (Promover uma parceria Global para o Desenvolvimento) é amplamente explorado, através de propostas pedagógicas a serem dinamizadas em ambiente não formal.
Ainda enquadrados na sensibilização para os 8 ODM, a Oikos produziu no ano de 2010 dois guias de apoio a actividades que os professores podem dinamizar em ambiente escolar:
» Guia “ODM – O que São?” – Material de apoio às Exposições “Mostra ODM – Cenários de Futuro”
» Guia “Os ODM no Mundo” – Material de apoio do “Concurso de Curtas de Cinema Documental Jovem”
Em 2011 a Oikos continuará a apostar numa estratégia de proximidade com o mundo escolar português, dinamizando projectos que promovam a implementação de metodologias participativas e não formais de apoio à actividade diária de alunos e professores, contribuindo desta forma para uma mudança de mentalidades e atitudes através da “educação e formação pelo exemplo”.
Consulte Também
» Educação para a Cidadania Global: um veículo privilegiado para o desenvolvimento
» Outros recursos pedagógicos da Oikos: Exposições | Livros/Material didático
» Conheça os projectos da Oikos em Portugal
*Este artigo foi publicado na Newsletter da Oikos, edição Jan/Fev 2011. Consulte aqui a versão completa.