A Escola Primária 3 de Fevereiro, em Manica, é agora mais uma escola que beneficia de técnicas de construção adaptadas aos impactos das alterações climáticas. Combina materiais de construção convencional com o máximo de conhecimento e recursos locais, tendo por isso maior resiliência a futuras ameaças naturais.
A Oikos construiu um total de 19 salas de aula, 4 salas administrativas, 8 sanitários para alunos, 4 casas para professores beneficiando no total cerca de 3000 alunos e 37 professores.
Para além da construção, foram realizadas atividades como a distribuição de materiais para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem a alunos e professores, além de diferentes formações para a comunidade educativa: apoio psicossocial em contextos de emergência, mudanças climáticas, violência contra a criança, abuso e exploração sexual. Foi dado ênfase especial à higiene menstrual com formação e distribuição de kits de higiene a mais de 300 meninas.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de Domingas Tomás, governadora da província.
Este é um trabalho implementado pela Oikos, com financiamento da @eu_moz e Governo de Moçambique, com apoio da @unicef_mozambique e @unhabitat.
Continuamos a semear sonhos em Moçambique!