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Linha Verde apoia assistência humanitária em Moçambique para proteger beneficiários de abusos

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Acaba de ser criada uma “Linha Verde” em Moçambique, para reportar situações de exploração no âmbito da assistência humanitária. É gratuita e está disponível 24h por dia todos os dias da semana.

As pessoas podem ligar com quaisquer dúvidas ou partilha de informação sobre a resposta humanitária na sua comunidade. Os operadores de call center falam os principais idiomas locais e farão o possível para resolver o problema ou farão a ponte com as Organizações locais a atuar na emergência.

 

Toda a assistência humanitária é gratuita e independente de qualquer afiliação política. A troca de dinheiro ou favores de qualquer espécie em troca de assistência humanitária é proibida e qualquer caso real ou tentativa de corrupção, fraude ou outro deve ser comunicado através de qualquer um dos mecanismos de denúncia disponíveis, inclusive pela “Linha Verde” que foi criada.

 

Pretende-se que a ajuda humanitária possa decorrer da forma mais pacífica e justa possível, sem que os beneficiários tenham que recear posteriores abusos inaceitáveis.

 

A ajuda é gratuita e a exploração e abuso são inaceitáveis.

 

A Oikos é uma das parceiras de divulgação e estará a comunicar esta linha através dos seus meios e na distribuição alimentar diária no terreno.

 

Esta linha foi criada pelo World Food Program (WFP) – Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) em conjunto com o cluster de segurança alimentar da emergência em Moçambique, ao qual a Oikos pertence desde a primeira hora e depois estendida a todas as áreas.

 

A Oikos é a única ONG portuguesa a pertencer a este cluster, bem como os de abrigo e água, geridos a nível nacional pelo Instituto Nacional de Gestão de Catástrofes e Nações Unidas para uma coordenação organizada entre os parceiros humanitários locais e internacionais.

 

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