Em Dezembro de 2014 realizou-se o II Congresso sobre Segurança Alimentar e Nutricional com o tema Agricultura Familiar, promovido pela Universidade da Costa Rica. Este pretendia contribuir para a compreensão e valorização da agricultura familiar como uma forma de vida e de produção que sustenta a segurança alimentar e nutricional ao mesmo tempo que promove a cultura e as necessidades específicas da região da América Latina.
Foram diversas as organizações presentes que falaram do tema abordando vários eixos: Epistemologia, Equidade, Economia e Desenvolvimento Humano, Bem-estar, Saúde e Cultura e Redes sociais.
Na temática de Políticas Públicas e Instituições foi então feito o lançamento oficial da ADHAC e do ODHAC.
Foi no lançamento oficial da Aliança pelo Direito Humano à Alimentação (ADHAC), que se explicou qual a sua finalidade, objectivos, trabalho desenvolvido e os resultados da mesma. Nestes últimos, o destaque foi para o Observatório para o Direito Humano à Alimentação (ODHAC) com o objectivo de o dar a conhecer aproveitando a presença de diversas organizações internacionais, governamentais e não-governamentais, redes da sociedade civil e académicos.
A Aliança para o Direito à Alimentação tem o poder de fazer com que se juntem à iniciativa várias organizações partidárias, reforçando assim o seu compromisso político contra a fome, a má nutrição e, acima de tudo, o cumprimento do Direito Humano à Alimentação, para que este passe a ser uma realidade.
No que respeita ao Observatório, reforçou-se que este não é uma ferramenta criada ou gerida por qualquer órgão governamental ou organismo internacional mas sim que se trata de uma necessidade e iniciativa da sociedade civil, com o fim de facilitar informação às organizações que compõe a Aliança, dando-lhes contributos técnicos para um melhor posicionamento político.
Neste evento também esteve presente um stand informativo com divulgação quer sobre a Aliança quer sobre o Observatorio.
Resta acrescentar que esta aliança social – ADHAC – está a ser formada em cada um dos países da América Central e também terá uma dimensão de Aliança Regional, com a mesma missão de incidência política, para que finalmente se torne uma realidade o Direito Humano à Alimentação em cada país da região.
Este é então um grande progresso do projeto regional da Oikos para o desenvolvimento de uma Plataforma que promova a Segurança Alimentar e Nutricional na América Central.