Para assinalar e comemorar o dia Internacional da Juventude, cerca de 60 jovens de 21 organizações participantes do projeto “Jovens organizados defendendo os seus direitos” realizaram o “Festival Cultural pelos Direitos” em Suchitoto, Cuscatlán.
O evento cultural foi idealizado para apreciar diferentes expressões artísticas, com momentos dedicados ao contexto do país e o papel que a juventude tem na transformação do mesmo.
Na sede da Plataforma Global em El Salvador, os participantes puderam observar uma exposição fotográfica, uma performance de estátuas humanas, a apresentação de uma peça de teatro do grupo “Las Tres Prietas” e várias intervenções musicais de violão e canto.
A atividade marcou também o lançamento da nova campanha: “E os jovens para quando?”. Esta tem como objetivo posicionar as propostas da Plataforma Legislativa da Juventude 2021-2024, apresentada em janeiro deste ano, a 74 candidatos a delegações de partidos políticos que se encontravam em disputa eleitoral. Neste momento, na Assembleia Legislativa, 8 deputados receberam este documento de propostas, formulado de forma participativa por diversos jovens – mulheres, homens, LGBTI, indígenas, pessoas com deficiência, afrodescendentes, feministas e ambientalistas.
Esta campanha é liderada por organizações juvenis e decorrerá ao longo do mês de agosto, através de diferentes atividades públicas: publicações em redes sociais de vídeos e imagens, digressão mediática e apresentação da Plataforma aos deputados.
Veja mais fotos do evento aqui.