A Oikos está a desenvolver um projecto em El Salvador dedicado à integração social e laboral de jovens vulneráveis. Em tempos de crise económica mundial, jovens sem qualificação profissional acabam por serem ainda mais excluídos do mercado de trabalho, contribuindo para que estejam mais vulneráveis a condições de vida precárias, fruto do desemprego e da pobreza.
O grande objectivo deste projecto é promover a inserção social e laboral de jovens em risco, através de um modelo integrado entre os actores económicos, sociais e governamentais.
Uma das actividades desenvolvidas pelos “Centros de Inserção Rota Jovem”, inaugurados no âmbito deste projecto, é a criação de um Boletim Informativo que divulgue as acções em que estão envolvidos estes jovens.
No último Boletim publicado destacam-se as notícias do envolvimento de algumas universidades nas actividades realizadas pelos Centros de Inserção; a realização de feiras de emprego, com sessões de orientação sobre a busca de emprego; o envolvimento dos jovens em seminários sobre os Direitos Humanos, entre outras.
Futuras actividades
Entre algumas acções futuras encontra-se a participação de alguns jovens do projecto na “I Semana Centroamericana de las Juventudes”, que será realizada entre os dias 27 a 31 de Outubro, em San Salvador. Sob o lema “Construindo alternativas, dinamizando soluções”, o evento pretende ser um espaço de análise para elaboração de propostas de organizações juvenis da América Central sobre temas relacionados com os direitos dos jovens e a criação de políticas públicas neste sentido. Sob coordenação internacional da Liga Iberoamericana de Direitos Humanos (Rede de ONGs nesta temática), a ONG Funsalprodese, parceira da Oikos em El Salvador, é a responsável pela organização deste evento.
Estas actividades são desenvolvidas no âmbito do projecto “Integração social e laboral de jovens em risco em San Salvador”, que teve início em Março de 2009, e visa beneficiar cerca de 200.000 jovens de três municípios da Área Metropolitana de San Salvador.
Este projecto é realizado em parceria com as organizações Funsalprodese e Fundação Diagrama – Intervenção Psico-social, que há largos anos trabalham com projectos de jovens em El Salvador, e foi co-financiado pela Comissão Europeia.