Ver versión en español
Com o objetivo de conhecer e partilhar pontos fortes, fraquezas, lições aprendidas e boas práticas locais, o projeto Junt@s realizou 10 oficinas de intercâmbio de experiências com 196 jovens de Buesaco, San Lorenzo, Taminango y Tumaco.
As oficinas contaram com a participação de líderes e funcionários locais que realizaram processos comunitários e de desenvolvimento. Durante as suas intervenções partilharam com os jovens as lições aprendidas e as experiências que se podem colocar em prática ou evitar no território.
No município de Buesaco as organizações ECOBUESACO e Lacty Fruti conheceram as experiências do líder e empreendedor Oscar Hernán Narváez, fundador da Lacty fruti, da docente e líder comunitária Martha Leonor Paz e de Fabián Carrera, Presidente da ECOBUESACO e líder comunitário.
Neste município participaram 34 jovens, 20 mulheres e 14 homens, que ficaram a conhecer a história, problemas e oportunidades que apresentou a organização Lacty Fruti e o trabalho em projetos realizados por parte da Junta de Acción Comunal de Veracruz.
No municipio de San Lorenzo participaram 61 jovens, 34 mulheres e 27 homens que ficaram a conhecer um projeto de porquinhos-da-índia e os processos de formação liderados pela Red Las Gaviotas. A líder social Patricia Guzmán relatou estas iniciativas. Aura Alina Domínguez partilhou a experiência da Red de Guardianes de Semillas de Vida. Aurelio Ortiz mencionou a experiencia adquirida em projetos financiados pela União Europeia em Tumaco e em San Lorenzo pela Red Las Gaviotas. Estes intercâmbios foram acompanhados por funcionários do município.
Em Taminango participaram 50 jovens, 16 mulheres e 34 homens e duas pessoas que trabalham no município. O orador foi o líder social José Javier Bolaños, com a experiência de um projeto de produção e comercialização de ovos de codorniz.
Em Tumaco participaram 51 jovens, 36 mulheres e 15 homens e conheceu-se a experiência do Conselho Comunitário Acapa de Recompas através da jovem líder Belki Quiñones. O engenheiro agroflorestal Carlos Cortés falou do projeto de côco e cacau que se desenvolve neste território. As mulheres jovens aprenderam como foi o processo de consolidação da Associação”Afromuvara”.
Com o intercâmbio de experiências os jovens das 11 organizações tiveram a possibilidade de conhecer os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças que podem apresentar os seus empreendimentos e as estratégias que se devem contemplar para alcançar a sustentabilidade dos mesmos.
Finalmente, de acordo com o técnico organizacional do projeto Junt@s,”cumpriu-se o objetivo proposto das oficinas, os representantes dos jovens ficaram a conhecer os problemas e alternativas de solução postas em prática pelas organizações convidadas, gerou-se uma participação ativa por parte do público e uma conversação na qual surgiram perguntas e partilharam-se ideias”.